Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

11/04/2016 - 09h59min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Já teve golpe

Há trinta anos, eu acreditava no Lula. Participava dos comícios em Porto Alegre e o acompanhava pela Imprensa. Aqueles discursos alimentavam a minha esperança em um País melhor. O Lula prometia terminar com a agiotagem do sistema financeiro; prometia terminar com a corrupção, que consumia o dinheiro público em obras superfaturadas. Prometia acabar com tudo de ruim na Administração Pública do Brasil. Eu vibrava com aqueles discursos do Lula.

Nunca fui filiado ao PT, assim como nunca fui filiado a qualquer partido político, mas eu acreditava na proposta de mudança e brigava com quem não acreditava.

O Lula chegou lá e pouco tempo depois acabou fazendo tudo ao contrário do que prometeu. No começo, a impressão era de que as coisas estavam melhorando; os miseráveis subiram um degrau. Mas não demorou para o Lula se juntar com banqueiros, grandes empreiteiros e marqueteiros. Resumo da ópera, a prometida mudança se materializou em “Mensalão” e “Petrolão”. A política do Lula conseguiu quebrar a Petrobras, com a multiplicação de obras superfaturadas e requinte de roubalheira. Tudo confirmado em delações premiadas pelos próprios companheiros. Parte da quadrilha está presa.

Os donos das empreiteiras que ajudaram a saquear a Petrobras se tornaram grandes amigos do Lula. Está comprovado que eles pagaram reformas de imóveis do ex-presidente, ou o que é pior, de amigos dele, pois o Lula não assume ser o dono dos imóveis. Mas os desdobramentos desta amizade ardente não param por aí. As empreiteiras pagaram cerca de R$ 700 mil para cada palestra do Lula. É riquíssima a imaginação sobre o motivo que leva uma empreiteira a pagar este valor por palestra.

O “Pai dos Pobres” nega qualquer envolvimento com a podridão e ratifica sua honestidade em palanques montados pela CUT e o MST. Não esclarece nada, limita-se a atacar aqueles que colocaram a sua fachada abaixo. Um falastrão.

E, por incrível que possa parecer, há milhares de néscios que, apesar de todas as revelações de corrupção comprovadas e carimbadas, ainda acreditam no embusteiro-mor e saem entusiasmados às ruas em sua defesa. E gritam no automático “Lula lá” e “não vai ter golpe”. É claro que não vai ter golpe. Quem acreditou nos discursos do Lula há trinta anos sabe que já teve golpe.

Nova Eleição

De acordo com confissão à Justiça feita pelo ex-líder do Governo Dilma no Senado, Delcídio do Amaral (PT), dinheiro desviado da Petrobras e de outras estatais foi usado na campanha eleitoral da Presidenta Dilma e do vice Michel Temer. Existe uma ação no TSE apurando as denúncias de chapa suja. O correto seria dar prioridade a este processo, pois se ficar comprovado o uso de dinheiro roubado para eleger a chapa Dilma e Temer, a eleição deve ser anulada.

Do que adianta substituir Dilma por Temer? De que adianta dispensar a metade do pão se todo ele foi feito com a farinha do mesmo saco?

E o Cunha segue

O processo de impeachment da Presidenta que corre na Câmara dos Deputados está sendo conduzido por Eduardo Cunha, réu, acusado de receber propina e de ter várias contas irregulares do Exterior. Apesar disso, segue ditando normas e comandando o espetáculo da desgraça.

Jogo de Poder e Desemprego

Enquanto acontece esta disputa dramática pelo poder em um cenário contaminado, o dinheiro que falta para Saúde e Educação é usado para comprar votos de deputados a fim de se evitar o impeachment.

O resultado é o agravamento da crise econômica e do desemprego, que rouba a dignidade dos brasileiros.

Sem Aumento de Salários

Em nova votação realizada na terça-feira, dia 5, a Câmara Municipal de Guaíba confirmou a rejeição de aumento dos próprios salários. Desta vez, por unanimidade.

Vamos continuar atentos, pois aos 45 do segundo tempo pode haver mudança nas regras do jogo, considerando a próxima legislatura.

Sem CPI

Depois de indeferido o pedido de CPI para apurar possíveis irregularidades no transporte coletivo de Guaíba, devido à inconsistência do requerimento, o mesmo foi refeito, com fundamento jurídico, mas o vereador Miguel Crizel (SDD) recuou. Com cinco assinaturas, a CPI não arranca. Agora, é apostar no trabalho de fiscalização da Comissão Especial do Transporte, composta pelos vereadores Xandão (PDT), Chacrinha (PMDB) e Arilene (PTB). Vou acompanhar.

Cargos no Governo Henrique

O Solidariedade indicou o nome de Julian Narciso para a Secretaria de Governo, no lugar de André Barbosa, que retornou à Câmara. Mas o prefeito quer um nome com mais experiência neste cargo, responsável por fazer a ponte entre o Executivo e o Legislativo.

O Pastor Gastão, também indicação do Solidariedade, assume como secretário Adjunto na Educação.

O Missionário Balança

O deputado estadual Missionário Volnei trocou o PR pelo PSC, conforme já noticiei. O PR pede o cargo na Justiça, acusando o Missionário de ser infiel. Um parecer da Procuradoria Regional Eleitoral é favorável à perda de mandato do deputado. Até o fechamento desta edição, ainda não havia sido marcada a data do julgamento. Se não fosse tanta Glostora, o cabelo do deputado estaria arrepiado depois do parecer.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 9/4/16.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados