Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 28 de mar�o de 2024

04/04/2016 - 09h44min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

O Motivo da CPI

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Guaíba indeferiu o pedido de CPI para apurar possíveis irregularidades no sistema de transporte coletivo urbano, alegando que os seis vereadores que assinaram o requerimento não citaram o motivo.

Entendo que é preciso apurar se o novo sistema está funcionando de acordo com o edital, pois as queixas são recorrentes. No entanto, concordo que o pedido foi mais fraco que a zaga do Inter. Deverá voltar, com mais sustentação.

Vereadores mudam de partido

Conforme a Tia Alaíde adiantou e eu divulguei na Coluna da semana passada, o vereador Alexandre Santana (Xandão) saiu do PT e ingressou no PDT. Já assinou ficha com o partido de Brizola, mas haverá um ato festivo no dia 11 de abril, no CTG Caudilho Guaibense, com a presença de Vieira da Cunha e diversas lideranças do PDT.

Xandão fortalece a sigla na Aldeia, juntamente com a ex-vereadora Paula Parolli, que ingressou no partido recentemente, ao deixar o PMDB. Eles se juntam ao ex-prefeito João Collares. Depois de perder Bancada na Câmara, com três vereadores, o PDT de Guaíba começa a dar a volta por cima. Segundo a Tia Alaíde, o bloco vai apoiar Maranata (PR), que é pré-candidato a prefeito.

O Xandão deixou o PT após 20 anos de militância. Ele me disse que o partido está desorganizado em Guaíba. Para exemplificar, citou que cerca de quatrocentas pessoas que se filiaram ao PT na Aldeia, nos últimos três anos, sequer tiveram suas fichas registradas no TRE. “Procurei um partido com ideologia próxima da nossa”, argumentou.

O experiente vereador Jonas Xavier deixou o PROS, que usou como ponte após sair do PDT, onde estava desgastado. Essa semana, ingressou no PR. Ele afirmou que irá concorrer ao Legislativo pela última vez, devido a sua idade.

Outras Mudanças

A janela que permitia mudanças partidárias para quem deseja concorrer nas eleições de outubro fechou.

Trocaram de partido nos últimos dias os seguintes vereadores: Paula Almeida, que saiu do PROS e ingressou no PSD; Cláudia Jardim, do PROS para o DEM; e Jonas Xavier, do PROS para o PR. Xandão saiu do PT e ingressou no PDT.

Na Câmara de Guaíba, terminaram as bancadas do PROS e do PT. Estão sendo instaladas as do PDT, do PSD e do PR. O DEM ficou com dois vereadores, incluindo o presidente do Legislativo, Jorge da Farmácia.

No Governo Municipal, a secretária de Assistência Social, Luciana Kubiaki (PSD), trocou de cargo com sua assessora, Fátima Xavier (PSD), que assumiu a Pasta. Kubiaki se habilita para concorrer, pois a Lei permite que assessores exerçam funções no Executivo até 90 dias antes das eleições.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cleber Quadros, que ingressou no poderoso PHS, juntamente com um comando dissidente do PP, continua no cargo. Não será candidato.

André Barbosa (Solidariedade - SDD) deixou a Secretaria de Governo e voltou à Câmara. Para o seu lugar, o SDD tem três nomes na disputa: Pastor Gastão, indicação do vereador André Barbosa; Reginaldo Lacerda, indicação do vereador Miguel Crizel; e Julian Narciso, indicação do partido. Segundo o Crizel, o SDD deverá definir o nome a ser indicado em reunião na segunda-feira, dia 4. O prefeito Henrique Tavares me disse, nessa sexta-feira, que vai analisar com calma o nome para esta Secretaria, pois o mesmo precisa ter habilidade no trato político.

O Luís Vargas (DEM) saiu da Mobilidade Urbana. No seu lugar, assumiu Fernando Maganha (DEM), funcionário de carreira, com prestigio entre seus colegas. Ficaria provisoriamente no cargo, mas acabou sendo confirmado pelo prefeito.

Segundo Henrique Tavares, que é presidente Municipal do PTB, ninguém havia deixado a sigla na sexta-feira. Um indicativo de que a situação está unida e otimista, apesar do forte desgaste do Governo.

Deputado troca de partido

O deputado Missionário Volnei saiu do PR e ingressou no PSC. Em janeiro deste ano, recebi texto de sua assessoria, afirmando que ele não mudaria de sigla. A mensagem dizia que qualquer mudança só aconteceria em 2018. Divulguei na Coluna. Estamos em 2016 e o Missionário mudou de ideia e de partido.

O PR pede seu mandato na Justiça por infidelidade partidária. A troca de sigla aconteceu dentro da janela legal, mas o PR diz que o Missionário é infiel, porque teria participado de evento do PSC quando ainda era deputado pelo PR. A Justiça é que vai decidir se ele perde ou mantém o mandato. Forte, essa!

Salários e Revisão de Voto

O Vereador Chacrinha (PMDB) pediu revisão de voto sobre a rejeição da Câmara para o reajuste de salários de vereadores, prefeito, vice e secretários municipais na semana passada. Na sessão dessa terça-feira, foi aprovado requerimento para nova votação na próxima semana. Conforme já disse, vamos conferir se a rejeição do aumento dos próprios salários foi pra valer ou foi teatro para tentar enganar os eleitores. Eu vou estar lá, anotando voto a voto, mesmo que o painel estrague novamente.

O Novo Prefeito de Guaíba

Como a Tia Alaíde sempre antecipa o que vai acontecer na política, considerando a sua esotérica fonte de informações, eu perguntei a minha parenta profeta quem será novo prefeito de Guaíba. Ela respirou fundo, deu um gole no seu prosecco e me disse um nome sussurrando. Arregalei os olhos...

Leandro André

[email protected]

Publicado em 2/2/16.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados