Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

28/03/2016 - 08h59min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

No Ônibus em Guaíba

A questão do transporte coletivo em Guaíba tem dois lados: um muito positivo e outro negativo e revelador. O positivo é a regulamentação do sistema, por licitação, ônibus novos, com acessibilidade e bilhetagem eletrônica. Isso foi um avanço histórico importante e é preciso reconhecer. O negativo é a tontice do Governo Municipal. Eu explico.

Na licitação, a empresa vencedora, a Expresso Assur, teve de depositar R$ 1,5 milhão de outorga, valor pago ao Município pela concessão. Estava no edital. Esse dinheiro, que deveria servir para construir os terminais de ônibus e preparar melhor a infraestrutura, acabou no caixa único da Prefeitura. E mais, de acordo com o secretário de Mobilidade Urbana e com o diretor de Transportes, são necessários sete fiscais para realizar o trabalho de forma eficaz na Cidade. No entanto, tem dois. Não é preciso mais do que alguns neurônios para admitir a precariedade dos dados apresentados pela Fiscalização 2 em 7.

Na parada, feito de bobo

O problema do transporte na Zona Rural é o clássico “empurra com a barriga”. Como dá prejuízo, o Governo tentou uma gambiarra, ação comum na Aldeia, e é claro que deu errado.

Eu conversei com três integrantes da Associação Comunitária do Matias: Rejane Lopes, Cláudia Dadalt e Marizete Silva. Elas me disseram que a situação chegou num ponto que os moradores da Zona Rural vão para a parada sem saber se o ônibus vai passar. E mais, não é raro se deslocarem ao Centro, de ônibus, e na volta pra casa ficarem na mão, devido à chuva. Sim, com chuva não tem ônibus. É de cair os butiás dos bolsos!

Debate e Lambança

Há vereadores que frequentemente avançam o sinal e transformam o ambiente legislativo em um show de quinta categoria, gerando constrangimento de tanta gritaria por pouca coisa. Às vezes, um parlamentar tem de se impor para ser ouvido no meio do burburinho dos conchavos, da desfaçatez e da vaidade surda, mas é preciso que mantenha a postura de representante da sociedade e que saiba identificar a imensa diferença que existe entre uma casa de debates argumentativos e um botequim de berreiros e lambanças.

A janela está fechando

No dia 2 de abril fecha a janela das mudanças de partidos para políticos que queiram concorrer nas eleições municipais de outubro. Tenho noticiado mudanças de siglas aqui na coluna.

O Vereador Xandão (PT) se aproxima do PDT. Ele nega a pressão de sua base para mudar e disfarça. Sua história no PT é forte e ele reluta, mas a falta de sintonia com a Executiva Municipal também é.

Ontem, a Tia Alaíde me ligou tarde da noite para dizer que na próxima semana o Vereador Xandão deverá bater o martelo com o PDT. - Posso divulgar, Tia? - Pode.

Líder do Governo

Está complicada a vida dos governistas em Guaíba, devido ao conjunto de problemas que não para de aumentar. Foi difícil descobrir quem é o líder do Governo na Câmara. Depois de muito perguntar, soube que é o vereador Arilene Pereira (PTB).

CPI dos Transportes

A oposição insistente na Câmara Municipal de Guaíba conseguiu formalizar um pedido de CPI a fim de apurar a implantação e o desenvolvimento do novo sistema de transportes da Cidade. Não sei se será aprovada a instauração da CPI em plenário, pois a base governista pode bloquear. Mas, de qualquer maneira, acendeu a luz amarela da insatisfação geral entre os vereadores.

Salários e recusa de aumento

Dez vereadores votaram contra o aumento de seus próprios salários (ver matéria nesta edição). Isso foi inédito. Cinco votaram a favor e chamaram seus colegas de demagogos, alegando ser ano eleitoral e tal. O prefeito já havia dito que não queria aumento. O Vereador Chacrinha (PMDB) pediu reconsideração de voto na próxima sessão. Vamos acompanhar para ver se a recusa de aumento foi de verdade ou teatro.

Sua Excelência, o Fato

Me questionam o que penso sobre os grampos telefônicos da Lava-Jato, sobre a legalidade ou ilegalidade dos mesmos. Eu respondo que isso deve ser avaliado pela Justiça, mas evoco o Ulisses Guimarães para dizer que, depois das divulgações das conversas telefônicas, se apresentou aos brasileiros “Sua Excelência, o Fato”. A conversa entre a Presidenta Dilma e o deus Lula, por exemplo, não deixa dúvidas de que houve tentativa de livrar o amigão dos empreiteiros da Lava-Jato. Esta Operação da Justiça Federal está apresentando ao povo “Sua Excelência, o Fato”, impossível de esconder.

Para Refletir

Ano de escolher novos gestores. Leia o Editorial desta edição da Gazeta Centro-Sul. Vai lá. Feliz Páscoa!

Leandro André

[email protected]

Publicado em 26/3/16.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados