Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 28 de mar�o de 2024

11/01/2016 - 09h24min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Reclama, mas reelege

Reclamar e criticar são ações em alta nestes tempos de conexões on line. Todos reclamam e criticam o tempo todo. E o incrível disso é que reclamam, mas reelegem. Basta ver o percentual de políticos reeleitos.

Em geral, o povo reclama e se queixa nas esquinas, nas redes sociais, nas festas e na empresa, em conversas com colegas. A ladainha é espichada. Acusam os políticos disso e daquilo, batem pesado, roncam de fúria e tal, mas na eleição seguinte, a maioria vota no alvo das críticas. Por mais que eu tente, não consigo entender este fenômeno do queixume amigo. Talvez o Pelé tenha a resposta, não sei.

Os Pré-candidatos a Prefeito

Enquanto os partidos não definem seus candidatos a prefeito de Guaíba, eu converso com a Tia Alaíde e faço as minhas conjecturas.

A primeira especulação de 2016 deste colunista sobre a relação dos possíveis pré-candidatos a prefeito de Guaíba é a seguinte: José Sperotto (PTB); Maneca Stringhini (PMDB); Dr. Derli Tolotti (PSDB); Beto Quadros (PSB); Marcelo Maranata (PR); e Ivan do Posto (DEM). Então eu te pergunto: se a eleição para prefeito de Guaíba fosse hoje, e estes fossem os candidatos, em quem você votaria?

Em março, o Instituto People deverá fazer esta pergunta. Forte, essa!

Soco no Estômago

Ao retornar de uma viagem, chegando em Guaíba pela Estrada do Conde, levei um soco na boca do estômago. Fui golpeado pela feiura.

Como se não bastasse a Estrada ter chegado ao estado mais crítico de degradação desde que foi pavimentada, há 20 anos, o abandono do entorno, o lixo e os montes de quinquilharias geram angústia e indignação. Alegria somente para o aedes aegypti, que continua se multiplicando livremente na Aldeia. A que ponto chegamos!

No dia a dia, já me acostumei com a feiura, mas é só passar uns dias fora da Cidade para perceber que a nossa Aldeia nunca esteve tão esculhambada. É de cair os butiás dos bolsos!

PT sob Nova Direção

No dia 17 de dezembro, o Diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) de Guaíba referendou o nome de João Caldas na Presidência. Na vice-presidência, assumiu Carmem Lúcia Silva de Oliveira. De acordo com Caldas, a nova direção tem a incumbência de discutir com outros partidos os projetos para a Cidade.

Rede Sustentabilidade

Estão em andamento as tratativas para a criação da Rede Sustentabilidade em Guaíba. Segundo a Tia Alaíde, a secretária Cláudia Mara foi convidada a assinar ficha no novo partido da Marina Silva. Eu conversei com a Cláudia essa semana e ela confirmou o convite, salientando que foi convidada por outros partidos, também, mas que ainda não se decidiu.

A Cláudia Mara despistou e gaguejou, deixando a impressão de que está com um pé na Rede.

PP decide o lado

Na próxima semana, o PP de Guaíba deverá decidir se continua ou abandona o Governo Henrique Tavares. Uma reunião da Executiva Municipal para tratar desta questão está agendada para a noite de segunda-feira.

O vereador Alex Medeiros já abandonou o barco. A Tia Alaíde me disse que a cúpula do partido está dividida em duas alas: pró-governo, liderada por Cleber Quadros, e contra o Governo, por Alex Medeiros. Segundo a minha tia, o presidente Orassi Orestes deverá dar o voto de minerva. Forte, essa.

Plebiscito em Escolas

A coordenadora Débora Rocha está tentando implantar dois cursos técnicos em Guaíba, abrindo espaço para as comunidades escolares decidirem.

Nessa sexta-feira, 8, iniciou um plebiscito na Escola Aglae Kehl para a escolha entre os cursos Técnico em Nutrição e Técnico em Farmácia e Comércio. A votação segue neste sábado.

No dia 20 de janeiro, às 19 horas, o plebiscito será na Escola Carmen Alice Laviaguerre (CIEP), quando a comunidade irá decidir se quer ou não a implantação de turno integral. Tem que votar, tem que participar.

Catullo Fernandes

Iniciando novo projeto no mundo da literatura, Catullo Fernandes, o poeta da Região, jamais deixará de ser um amigo e colaborador da Gazeta Centro-Sul. Mesmo sem assinar a sua coluna semanal, a parceria de vinte anos vai seguir por mais vinte, com artigos esporádicos. Grande talento, o Catullo; figura importante no desenvolvimento cultural de Camaquã e Região.

A Gazeta Centro-Sul mantém firme e forte seu projeto em Camaquã, com circulação semanal, abrangendo leitores nos setores político, empresarial, educacional, cultural e esportivo.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 9/1/16.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados