Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

04/01/2016 - 09h16min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Um Ano Intenso

Cada vez que a Gazeta Centro-Sul apresenta a retrospectiva do ano, ratifica a importância da Imprensa local. Informação é indispensável, informação sobre a aldeia onde vivemos faz toda a diferença no nosso cotidiano e informação só existe com credibilidade, pois se a fonte não for confiável não tem valor.

Atendimento Hospitalar

O Hospital Livramento fechou em definitivo após 61 anos de atividades, tratando dos enfermos e trazendo novas vidas para este mundo. A Instituição já vinha definhando nos últimos anos, mas o encerramento para sempre foi duro, foi triste; foi uma perda e tanto.

O novo Hospital Regional anunciado para este ano não se confirmou. E o colapso econômico do Estado não garante nada para 2016.

Transporte Coletivo

No final do ano, entrou em operação o novo sistema de transporte coletivo em Guaíba. Apesar dos problemas iniciais, houve avanço significativo. Veículos novos, acessibilidade e integração.

O maior problema desta arrancada do novo modelo do transporte de passageiros é a falta de comunicação. Os jornais locais divulgaram matérias e quem leu se preparou. Acontece que, na prática, falta sinalização nos pontos de ônibus, falta mais treinamento para os funcionários; falta comunicação eficiente. Resolver grandes questões e fracassar no planejamento e nos detalhes é um problema cultural em Guaíba.

A Melhor Secretaria

Secretaria de Turismo e Cultura (Setuc) foi o grande destaque positivo do Governo Henrique Tavares em 2015. Além de promover eventos bem organizados, atraindo grandes públicos, como o Carnaval, a Semana Farroupilha, a Feira do Livro, o Food Truck e o Natal Encantado, a Setuc começou um trabalho em conjunto com a sociedade, visando garantir a preservação dos prédios de valor histórico da Cidade. A indiferença vinha terminando aos poucos com o patrimônio histórico e cultural do Município. Espero que este trabalho continue e se intensifique.

Apurei que a secretária Cláudia Mara se interessou em trabalhar com a Associação de Moradores do Bairro Alegria para resgatar os balneários da Zona Sul da Cidade, que se encontram abandonados e degradados. Se isso acontecer, mais um golaço da Setuc.

As Piores Secretarias

Obras Públicas e Meio Ambiente foram as piores secretarias do ano em Guaíba. O sistema viário da Cidade é uma vergonha, cheio de buracos e desníveis, tanto na área central como nos bairros. Só se vê tapa-buracos, muita tapeação e desculpas furadas, anunciando licitações e mais licitações que não resolvem nada. Passam o tempo todo secando gelo, sem planejamento, sem trabalhos significativos.

O Meio Ambiente é outro fracasso municipal. Foram firmados contratos milionários com empresas para limpar a Cidade, mas o que se vê são montanhas de lixo e entulhos por todos os lados.

Para resolver o problema da limpeza urbana é necessário a implantação de uma área especial, licenciada, para o descarte de materiais inertes e recicláveis. A partir disso, executar uma fiscalização eficaz, cobrando da população respeito ao Código de Posturas. Este não é um problema somente de Guaíba, muitos municípios estão cheios de lixo nos logradouros; Eldorado do Sul é outro exemplo de degradação ambiental.

Mobilidade Urbana

A implantação do novo sistema de transporte público urbano foi uma das maiores realizações da história de Guaíba. Poucos municípios do País conseguiram organizar este serviço.

A correção que terminou com a fúria do radar, também foi outro avanço importante. No entanto, no que diz respeito ao trânsito, há muito a ser feito para melhorar. O secretário Luiz Vargas mostra interesse, se empenha, instalou abrigos nos pontos de ônibus e lombadas em pontos críticos e tal, mas em 2015 foram muitos anúncios de mudanças que não se confirmaram. Espera-se um 2016 com menos conversa e mais ações práticas.

Secretaria da Saúde

Analisando o trabalho realizado pela Secretaria Municipal da Saúde de Guaíba, entendo que há importante problema de gestão, pois gasta-se muito dinheiro para os serviços oferecidos.

Os Postos de Saúde estão degradados, conforme relatório do Comusa, divulgado na Gazeta. Além disso, o Município deixou de prestar atendimento hospitalar pelo SUS.

Uma questão que causou mal-estar no final deste ano foi o Governo ter admitido que horas extras eram pagas para completar salários de médicos. Segundo os vereadores Xandão (PT), Cláudia Jardim (PROS), Jonas Xavier (PROS) e Alex Medeiros (PP), o Executivo admitiu em conversa com os vereadores que horas extras foram pagas, mas não trabalhadas. O Vereador Xandão denunciou isso na Tribuna da Câmara. Isso é grave.

Câmara de Vereadores

O Vereador Chacrinha (PMDB) foi bem na administração do Poder Legislativo, realizando obras necessárias e conduzindo as sessões com firmeza, apesar dos dramalhões. No entanto, o trabalho da Câmara ficou marcado por muitas discussões inúteis, além de um deprimente festival de ofensas e ironias.

De positivo, o destaque do TCE, atestando a transparência das ações do Legislativo na internet e a redução dos gastos com diárias de viagens inúteis.

A extinção do mandato do vereador Alex Medeiros (PP) e sua recondução ao cargo foram acontecimentos marcantes no ano político da Aldeia. Pela primeira vez um vereador teve o seu mandato extinto e tudo anulado pala Justiça na semana seguinte.

As eleições para a composição da Mesa Diretora da Casa respeitaram acordo firmado no início da atual legislatura, o que é sinal de maturidade.

Em Camaquã

Os chineses desistiram de construir uma fábrica de caminhões, frustrando as expectativas dos camaquenses. Muito boa a ideia do prefeito João Carlos Machado de ceder a área para empreendedores locais.

O Município foi relativamente bem na questão viária, em que pese a confusão das mudanças no sistema de estacionamento no Centro.

No final do ano, uma polêmica forte, envolvendo um movimento popular, com apoio da classe empresarial, visando a redução de salários dos vereadores. Respingou em Guaíba.

Promessas da Foton

Em Guaíba, mais um ano em que o projeto da fábrica de caminhões da Foton não saiu do papel. Entretanto, não faltaram anúncios e promessas. De concreto, alguns caminhões estacionados no meio do barro. A expectativa se volta para 2016.

Sobre Isenções de Passagens

Não existe nada de graça e o dinheiro não cai das nuvens. Sendo assim, sempre que é concedida uma isenção de pagamento ou tarifa, alguém paga a conta. No Brasil, este “alguém” chama-se “classe trabalhadora”.

Em relação às isenções de passagens de ônibus, quem financia é o usuário que passa na roleta. Sendo assim, concordo com o projeto de lei, aprovado no dia 22 de dezembro, modificando os critérios das isenções, terminando com a farra em Guaíba. Discordo apenas da exclusão dos carteiros. No entanto, segundo os vereadores da base do Governo, isso será corrigido. E que seja feito com urgência.

Estrada do Conde

A via intermunicipal se transformou numa “DSV” -Destruidora de Suspensão Veicular. Os anúncios de duplicação da Estrada ficaram no mundo do blábláblá. Um conhecido na Região.

Soube que uma obra de recapeamento poderá ser executada em 2016 por meio de uma parceria público-privada com a CMPC, por conta do investimento da Linha 1 de produção (antiga). Vamos aguardar, enquanto pagamos R$ 12, 60 para voltar de Porto Alegre pela BR ou destruímos a suspensão do carro pela Estrada do Conde.

Eleições Municipais

Em outubro de 2016, serão realizadas eleições municipais para a escolha de prefeitos e vereadores. Um ano para ficarmos atentos a fim de fazermos a melhor escolha, porque esta ideia de que ninguém presta só beneficia os maus políticos. Vamos acompanhar tudo por aqui. Em março, teremos novidade.

Feliz Ano Novo!

Leandro André

[email protected]

Publicado em 31/12/15.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados