Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

09/11/2015 - 09h07min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Cassação de Mandato do Prefeito

Essa é forte. A vereadora Cláudia Jardim (PROS) apresentou uma proposição na Câmara Municipal de Guaíba, questionando o descumprimento da Lei Orgânica por parte do Executivo, considerando que o mesmo não responde aos requerimentos do Legislativo dentro do prazo. A vereadora ressalta que a legislação determina que tal falta é grave e passível de cassação de mandato do prefeito.

Por meio de ofício, o prefeito Henrique Tavares respondeu ao presidente da Câmara, afirmando que o Executivo cumpre na íntegra o que está previsto na Lei Orgânica do Município. Disse que a proposição da Vereadora Cláudia extrapola o bom relacionamento entre os poderes. O prefeito justifica os atrasos devido à grande demanda do Governo, em especial neste período de grandes “catástrofes da natureza”. O clima esquentou.

Quem acompanha o trabalho da Câmara e do Governo como eu sabe que a vereadora tem razão em reclamar. Independente de “catástrofes”, o Executivo falha com as respostas ao Legislativo. E falha muito. Isso acontece porque é comum nos municípios a Câmara de Vereadores ser um simples braço do Executivo. Quando a oposição começa a crescer e um vereador de oposição passa a incomodar, como aconteceu com o André Barbosa (Solidariedade), o Governo dá um cargo de secretário, ajeita um CC aqui e outro ali, e segue o baile.

Plataforma da Gefco

Como já estamos acostumados na Aldeia, de vez em quando tem anúncio de investimento na área da Ford. Digo, ex-área da Ford. Em relação a isso, já fomos mais iludidos do que a Tóia. No entanto, se anunciam o empreendimento, nós divulgamos.

O projeto da Gefco, uma empresa de logística, parece que avança, pelo menos no PowerPoint. A ideia é nacionalizar em Guaíba e distribuir para o País carros da Peugeot e Citroën fabricados na Argentina. Isso aumenta sobremaneira a arrecadação do Município. Vejam o exemplo do CD da Toyota. É disparado o número um em arrecadação na Aldeia.

Vamos torcer para que aconteça. Eu levo mais fé na execução deste projeto do que no da Foton. Em relação a Gefco, eu não prometo comer escorpião.

Moradas da Colina

Há um mês, moradores do Bairro Moradas da Colina fizeram uma manifestação na Câmara de Vereadores de Guaíba, com cartazes e fotos, mostrando a esculhambação daquela região da Cidade. O presidente da Câmara, Vereador Chacrinha (PMDB), prometeu um encontro entre os moradores e o Governo para resolver os problemas e tal, mas isso não aconteceu. Essa semana, houve nova manifestação na Câmara. Tem morador afirmando que somente a rua onde mora o Vereador Sarrafo (PTB) é limpa. Sei.

Há entendimento que estes atos são partidários, visando as eleições do ano que vem e tal. Pode até ser, mas acontece que os moradores estão certos, pois a Colina está degradada. Além disso, o Vereador Chacrinha prometeu intervir em favor daquela comunidade e não cumpriu.

Detalhe: entendo que manifestações desse tipo devam acontecer primeiro na Prefeitura, pois é o Governo Municipal que tem a responsabilidade de cuidar da Cidade.

Trabalho e Previdência

A Gazeta inicia a Coluna “Trabalho e Previdência” na próxima semana, com publicação mensal, sempre no segundo sábado do mês. Interessante para trabalhadores e empresários. O novo espaço será assinado pelas advogadas Fabíola Ott Saboia e Cristine Saboia Ruschel.

No Portal da Transparência

A Prefeitura de Guaíba divulgou em seu site na internet a relação dos cargos e salários dos servidores e CCs do Executivo Municipal. Falta detalhar as funções, o que fazem exatamente.

Exame de Próstata

O mês de novembro tem sido uma referência para a prevenção do câncer de próstata, o que mais ataca os homens. Com isso, criou-se a campanha Novembro Azul, visando chamar a atenção para o problema de saúde.

Mas, neste ano, surge uma polêmica envolvendo a necessidade de se fazer ou não os exames preventivos. Uma corrente diz que não é preciso e outra diz que é. Como se não bastasse a polêmica do ovo, agora surge a do exame da próstata.

Os Correios

Teve um tempo em que os Correios entregavam as cartas mesmo que o endereço estivesse incompleto. Mudou muito. Regrediu.

Um advogado me contou que usa o sistema chamado de “Protocolo Integrado”, um meio pelo qual alguns procedimentos judiciais podem ser encaminhados via Sedex para qualquer comarca do Estado do RS. No entanto, em outubro, enviou uma carta para o Forum de Barra do Ribeiro, mas como a sede dos Correios mudou-se para um prédio em frente ao antigo, a correspondência foi devolvida. Justificativa: endereço desconhecido.

E, também, correspondências são entregues somente no andar térreo dos prédios. Nada de escada ou elevador.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 7/11/15.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados