Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

19/10/2015 - 09h47min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Obras Importantes

Políticos não gostam de investir em obras que ficam embaixo da terra. Mas esta é uma visão tacanha, e a prova disso são as obras de drenagem executadas em Guaíba, na Zona Sul e na Vila Nova Guaíba. Com a chuvarada dos últimos dias no Rio Grande do Sul, Guaíba, uma cidade que tem o Lago como vizinho, não registrou alagamentos importantes. Praticamente todos os municípios da Região registraram grandes enchentes, o que não aconteceu em Guaíba.

Há poucos anos, eu lembro que bastava uma chuva forte para inundar vários pontos na Zona Sul e na Nova Guaíba. A água invadia as casas, os moradores perdiam móveis e equipamentos; era um caos. Agora, nada de alagamentos significativos.

Eu cumpro o meu papel de criticar o que está errado e de reivindicar melhorias quando se trata do dinheiro público. Mas também tenho a obrigação de registrar as ações positivas, e as obras de drenagem em Guaíba foram muito positivas.

As Mesmas Cenas

É sempre a mesma coisa, depois de alguns dias de chuvarada, os bairros de Eldorado do Sul ficam inundados e as Ilhas do Guaíba, em Porto Alegre, também. As cenas são as mesmas. Sugiro a leitura do Editorial desta edição.

Eu estive no Bairro Cidade Verde e vi mais uma vez a tristeza das pessoas que tiveram as suas casas inundadas. Assistir pela televisão é uma coisa, ver de perto é outra. É triste demais, o peito aperta. Temos que ajudar os atingidos pelas enchentes com doações. Não dá pra ficar indiferente.

Difícil de Entender

Tem coisas que eu tenho muita, mas muita dificuldade de entender. Uma delas é o fato de existir pessoas nas comunidades que furtam pertences das casas atingidas pelas águas. Como pode uma coisa dessa? O sujeito é pobre, a sua casa é invadida pela água, ele perde as poucas coisas que obteve com sacrifício, e se não ficar vigiando a sua casa, um monstro miserável invade e leva o que encontrar, mesmo debaixo d’água.

Também não dá pra entender os “comerciantes” que se aproveitam da tragédia para vender lonas bem acima do preço. É de cair os butiás dos bolsos!

Sem Transparência na Prefeitura

Os vereadores, a população e eu estamos pedindo faz tempo que a Prefeitura de Guaíba divulgue a relação de CCs, com seus respectivos cargos e salários, mas nada de divulgação, conforme determina a legislação.

Na semana passada, o prefeito Henrique Tavares me telefonou para dizer que a empresa que faz a manutenção do site da Prefeitura está com dificuldades para colocar a relação no ar. Disse que iria divulgar de forma alternativa, onde aparecem os salários sem distinguir férias e outros benefícios, enquanto a relação correta não fosse disponibilizada.

Na manhã dessa sexta-feira, fui até o site da Prefeitura de Guaíba, procurei e não encontrei a divulgação dos CCs, nem a tal relação provisória.

O prefeito garante que não tem nada a esconder, mas está ficando difícil de entender.

Virando Bagunça

Esses dias, passageiros viajaram em pé em algumas travessias do catamarã. Alegação: falha do sistema. Na quinta-feira, 15, alguns horários foram cancelados. Alegação: chuva. Passagem: R$ 9,10. Desconfio que está virando bagunça. E a Agergs, o que diz?

Estrada do Conde

O Vereador Chacrinha, presidente da Câmara de Guaíba, me telefonou para informar que vai repassar R$ 200 mil da sobra do Legislativo para a Prefeitura recapear o asfalto na Estrada do Conde. Muito bem. A via intermunicipal, que já estava em situação crítica, ficou praticamente intransitável com as chuvaradas recentes. E não adianta mais os remendos descartáveis do Secretário Centeno. É preciso um serviço decente. O Chacrinha me garantiu que vai passar os recursos, mas vai exigir um trabalho de verdade. Vamos acompanhar.

Luiz Derli Tolotti

Segundo a Tia Alaíde, os tucanos da Aldeia querem lançar o médico Luiz Derli Tolotti a prefeito de Guaíba. O movimento cresce em favor do Derli. Forte, essa!

O Ranking e a Dúvida

O leitor Ilson Zenker enviou e-mail com um questionamento interessante. Na relação das 20 maiores empresas em contribuição de ICMS do Município (publicação da Gazeta na semana passada), o Supermercado Nacional está em 12º lugar, e o Marques em 17º; mas em que posição estará o grande supermercado do Centro da Cidade (Paulinho)? Fica a pergunta para o secretário da Fazenda, Leandro Jardim.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 17/10/15.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados