Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 20 de abril de 2024

17/08/2015 - 09h10min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

A Gincana

Os leitores da Gazeta Centro-Sul chegavam nos pontos de venda para comprar o Jornal, na manhã de sábado, 8, mas eram comunicados que o pessoal de uma gincana havia comprado todos os exemplares. Não demorou muito para se descobrir que não havia qualquer gincana, o motivo da operação “Papa Gazeta” era esconder uma matéria. A empresa que faz a distribuição do Jornal nos pontos rastreou as equipes da gincana de mentira, mas os verdadeiros mandantes negam a autoria da operação fracassada.

Foi preciso usar uma reserva técnica, incluindo exemplares que geralmente são utilizados no projeto Gazeta na Sala de Aula, para suprir os pontos de venda. Não é ilegal comprar todos os jornais das bancas, mas se for uma estratégia para tentar esconder uma matéria, pode-se considerar a pior de todas, tendo em vista o resultado inverso.

É lamentável que em pleno Século 21, ano de 2015, ainda exista quem pense que uma gincana de mentira vai esconder um fato de verdade publicado num jornal como a Gazeta. Recomendo a leitura do Editorial desta Edição.

Um “Brinco” de PA

Na edição do dia 25 de julho, publiquei aqui na Coluna uma relação de problemas no PA de Guaíba, conforme denúncia do vereador Manoel Eletricista (PPS) que eu apurei.

Duas semanas depois, a Secretaria da Saúde enviou nota respondendo um questionamento que fiz. O texto ressalta que o Vereador Manoel não fez qualquer solicitação de informação à Prefeitura.

Sobre o sumiço de lençóis e colchões, a nota diz que ao ser questionado por este colunista, o secretário Rogério Souza se referiu a “uma prática comum em hospitais a utilização para a transferência dos pacientes da maca da ambulância para a maca do hospital”. Confirmou o que publiquei. No caso dos colchões, a referência seria que os mesmos são descartados em função do desgaste pelo uso, mas são repostos permanentemente.

A Secretaria afirmou, também, que não faltam equipamentos para monitoramento de sinais vitais, nem cadeiras para acompanhantes, ressaltando que adquiriu cinco cadeiras de rodas novas e ainda tem quatro antigas em bom estado de conservação. Os respiradores não sumiram e estão em pleno funcionamento (enviaram listagem atual com fotos).

Sobre o sistema de refrigeração, a nota informou que o mesmo fica ligado 24h, ocasionando falhas, que são corrigidas. Quanto a falta de vestiários, informou que existe uma sala de descanso que é utilizada também como vestiário e que existem dois banheiros.

Está publicado o contraponto da Secretaria Municipal da Saúde, que eu solicitei (não chegou de forma espontânea). Pela nota de esclarecimento, o PA de Guaíba está um “brinco”, não falta nada. Voltei a questionar minhas fontes, mas algumas informações não fecham. Resumindo: quem trabalha ou usa o PA sabe qual é a realidade. Ponto.

A Prefeitura comunicou que a Beneficência Portuguesa só presta serviço médico e de enfermagem, sendo a gestão do Pronto Atendimento exercida pela Secretaria Municipal da Saúde.

Sobre a UPA

Questionei como fica a situação da obra da Unidade de Pronto Atendimento de Guaíba que está paralisada. O Executivo Municipal informou que a empresa responsável pela construção da UPA apresentou recurso, que está em análise pelo Departamento Jurídico da Prefeitura.

Sperotto e Maranata

A Tia Alaíde me contou, jurou de pés juntos e sem figa, que viu o Sperotto e o Maranata sentados juntos, cochichando e sorrindo muito, na festa de comemoração dos 70 anos do PTB, em Porto Alegre. Entendi.

Tristeza e Indignação

Ao andar pelas praias da Alegria e da Florida, na Zona Sul de Guaíba, o sentimento é de tristeza e indignação. Foi isso que aconteceu comigo essa semana. Ocupação irregular que avança na margem da Alegria e lixo por toda a parte nos dois balneários. A justificativa para a demolição dos banheiros públicos na Praia da Alegria é uma pérola.

Ao analisarmos o valor investido pelo Município com limpeza urbana e na Secretaria de Obras, comparando com o estado de alguns pontos e ruas da Cidade, a indignação aumenta.

Concordo que existem muitas pessoas relaxadas na comunidade, que contribuem para agravar o problema, mas cabe ao poder público se impor e não permitir que a cidade se transforme na “Casa da Mãe Joana”.

Briga em Manifestação

Essa semana, aconteceu uma caminhada e manifestação de protesto contra o parcelamento de salários dos servidores públicos do Executivo Estadual, em frente à 12ª CRE, em Guaíba. O ato público promovido pelo Cpers foi legítimo e democrático. O problema foi que, no final, alguns manifestantes brigaram por causa de bandeiras. Foi mal.

Vagas para Idosos

Texto do advogado Henrique Ott, publicado nesta edição, revela possíveis cobranças indevidas por parte da Prefeitura de Guaíba para a emissão da credencial de vagas de estacionamento destinadas a idosos. Com a palavra o Secretário Luiz Vargas.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 15/8/15.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados