Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 28 de julho de 2015

27/07/2015 - 09h28min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Problemas Sérios no PA

O vereador Manoel Eletricista (PPS) enviou correspondência com uma extensa relação de problemas no Pronto Atendimento (PA) de Guaíba. Entre eles, faltam aparelhos para verificação de sinais vitais nas salas de observação; faltam lençóis, cobertores, colchões e cadeiras para acompanhantes. Respiradores teriam sumido. Não tem vestiários para funcionários; banheiro único para homens e mulheres. Ar-condicionado sem manutenção; e cadeiras de rodas em péssimo estado. A lista é maior, mas estou citando apenas o que consegui apurar.

Questionei o vice-prefeito e secretário da Saúde, Rogério Souza, sobre esta denúncia, que considero grave. Ele disse que, muitas vezes, ao removerem pacientes para as ambulâncias, levam os mesmos nos lençóis e nos colchões, que não voltam. Disse que estão sempre comprando materiais, mas somem.

Na minha opinião, não sei o que é pior: a relação dos problemas ou as explicações do vice-prefeito. Com o dinheiro que o Município investe na área da Saúde, uma verdadeira fortuna, é inadmissível essa situação, denunciada pelo vereador e que reproduzo aqui na Coluna. É de cair os butiás dos bolsos!

Problemas em Eldorado

Estive em Eldorado do Sul essa semana. Fui conferir as consequências das enchentes e aproveitei para visitar a Cidade. Percorri vários bairros e vilas. Fiquei impressionado com os problemas na periferia. Tirando a área central e o Bairro Centro Novo, que são organizados, a situação é dramática.

Praticamente não existe infraestrutura na Vila da Paz, onde moram muitas pessoas. As vilas mais pobres de Guaíba são locais muito bacanas se comparados com a Vila da Paz em Eldorado. Como pode o Governo Municipal não promover melhorias, mínimas que sejam?

Nos canteiros centrais da Avenida Nestor Jardim Filho, que liga o Centro ao Bairro Chácara, existe acúmulo de lixo e muitos cavalos. Lixo nas ruas não é exclusividade de Guaíba, em Eldorado do Sul a quantidade também é grande.

O Executivo Municipal de Eldorado do Sul precisa melhorar as condições da periferia da Cidade, que em alguns pontos chega a ser assustador. Um Município com tantas empresas não deveria ser tão atirado.

Por que a Região é pobre

De vez em quando, eu escrevo sobre a falta de união política na Região Centro-Sul, que integra a Carbonífera e a Costa Doce, alertando sobre as consequências negativas disso. Somos um grupo de municípios pobres tentando não se afogar individualmente. As lideranças não pensam em se unir para construir uma plataforma consistente. E, se pensam, param na estação da teoria. Infelizmente, as lideranças não tratam da união regional como prioridade para vencer as constantes crises. E os eleitores também não.

Nessa sexta-feira, 24, os vereadores da Região participaram de um encontro em Guaíba para debater sobre temas comuns. Foi bem prestigiado. Pode ter sido o primeiro passo na estrada da integração. Tomara.

UPA Parada

Bateu a miudinha na Saúde. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que começou a ser construída em Guaíba e segue em passos de tartaruga parece que está parando nas paredes incompletas. De acordo com nota da Prefeitura, a empresa responsável pela obra, que deveria ter sido concluída em 2013, teve prazo até sexta-feira, 24 de julho, para apresentar defesa. A partir da próxima semana, o Executivo de Guaíba deverá se manifestar.

Guaibaprev, o Bom Exemplo

Uma solenidade simples, mas bacana, marcou a inauguração da sede própria do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Guaíba, na Avenida 7 de Setembro. Com 12 anos de fundação, o Guaibaprev tem um fundo de quase R$ 200 milhões. O Instituto garante o pagamento integral dos salários dos funcionários públicos na aposentadoria. Dignidade. Uma realidade bem diferente dos que dependem do INSS.

O ex-prefeito Maneca Stringhini, que teve a coragem de implantar o Guaipaprev, foi merecidamente homenageado pela Direção do Instituto.

Verdades e Mentiras sobre Tombamentos

Estavam demolindo todos os prédios com valor histórico em Guaíba. Então, a sociedade, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores iniciaram um movimento para terminar com a farra dos demolidores. Foi feita uma relação de oito prédios no Centro e um na Zona Sul para serem tombados (preservados).

Há quem esteja espalhando terror, dizendo que todos os prédios do Centro vão ser tombados. Mentira. Um amigo me cobrou, ressaltando que isso é um absurdo e tal. Expliquei a ele a verdade: são nove prédios na relação. Falei também sobre a importância de se preservar o que restou da Guaíba antiga enquanto há tempo. E fiz uma pergunta final: - O que deve ser feito para evitar que a história e a memória da Cidade desapareçam? Silêncio.

Cidades que preservaram seus prédios de valor histórico ganham muito dinheiro com o turismo, além de fortalecerem a sua identidade cultural. Os proprietários são isentos de IPTU. E quem é contra o tombamento de alguns prédios em Guaíba, que responda a pergunta acima.

Prefeito em El Salvador

O prefeito Henrique Tavares não esteve nas praias do Caribe, conforme me disse a Tia Alaíde, mas nas praias paradisíacas de El Salvador, na América Central. Que contraste com as praias da Alegria e da Florida.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 25/7/15.

Últimas Notícias

Vandalismo provoca o fechamento do Posto de Saúde em Sans Souci no município de Eldorado do Sul. Confira na versão impressa da Gazeta.

Na edição impressa da Gazeta Centro-Sul deste sábado, 25, o colunista Leandro André revela diversos problemas no PA de Guaíba.

Na partida de quinta-feira, 23, a AGF perdeu em casa por 7 a 3 para a equipe Assoeva, ficando em 10º lugar na tabela.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2015 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados