Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

20/07/2015 - 09h30min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Caminhões no Barro

Eu moro em Guaíba, trabalho na Cidade e consequentemente torço muito pelo desenvolvimento da Aldeia. Mais do que isso, faço a minha parte para contribuir com o desenvolvimento local. No entanto, não posso fechar os olhos para a realidade, não posso comemorar o que não aconteceu, não posso aplaudir o que está errado. Se fizesse isso, estaria jogando contra o Município e não a favor.

Ao prometer publicamente que comerei escorpião vestindo roupa típica chinesa embaixo do Cipreste Farroupilha, quando o primeiro caminhão for produzido na anunciada fábrica de Guaíba, eu não estava agourando o projeto. Pelo contrário, a promessa está mantida e já é comentada no Governo do Estado e na empresa. O secretário Fábio Branco mandou dizer pelo Vereador Chacrinha que eu vou comer um escorpião gordo.

O desenvolvimento sustentável de Guaíba é bom para mim, para minha família e para toda a comunidade, portanto eu não seria estúpido de jogar contra. Mas acontece que não podemos bancar os faceiros tolos. Em Guaíba, já anunciaram a execução de 18 projetos para o terrenão na Estrada do Conde, que não foram executados. Quando um Governo está em crise, decide fazer uma festa no meio das moitas, anunciar fábricas e colocar pedras fundamentais no terrenão em Guaíba. É constrangedor.

Desta vez, decidiram colocar caminhões no meio do barro, chamando o lodaçal de Centro de Distribuição da Foton. Não existe sequer alvará de localização para o tal CD. E para completar o quadro da dor, a Estrada do Conde é um remendo de via. É de cair os butiás dos bolsos!

Eu não duvido que um dia possam instalar naquele local um Centro de Distribuição de Caminhões ou uma montadora, mas, primeiro, é preciso o mínimo de infraestrutura e de legalidade.

Prefeito no Caribe

O prefeito de Guaíba, Henrique Tavares, viajou de férias para o Caribe. Estressado, tirou uns dias para descansar nas praias paradisíacas da Guatemala. O local não foi divulgado pela sua assessoria, mas a Tia Alaíde me contou.

Pastor Esclarece

O pastor Rui Carlos Nunes Lacerda enviou um texto de esclarecimento sobre a tal visita ao prefeito Henrique Tavares que terminou em oração. O texto é muito extenso, mas, em resumo, o Pastor Rui explica que a visita foi agendada, sem qualquer interesse político-partidário; que foram bem recebidos; que respeita todas as religiões e seus líderes; que o prefeito se manifestou satisfeito com a visita; que no encontro falaram de temas relacionados ao Município como qualquer contribuinte; e de temas religiosos, culminando com uma oração.

Muito bem, como já disse antes, o encontro teve diversas interpretações distorcidas nas redes sociais, o que não surpreende. Os esclarecimentos foram feitos e este assunto está encerrado na Gazeta.

Festão Histórico

Conforme antecipei em maio, no dia 21 de setembro será inaugurada a nova fábrica da Celulose Riograndense em Guaíba, com a presença da presidenta Dilma Rousseff. Será um festão para cerca de duas mil pessoas, com convidados de vários países, Estados e da Aldeia. Eu disse festa para duas mil pessoas. Toma!

A Chuva e a Obra

Este Governo dúplex do Henrique Tavares é fraco por vários motivos (ver o Editorial desta edição), mas é preciso reconhecer que a obra de drenagem na Zona Sul da Cidade pode ser considerada uma das mais importantes da história da Aldeia. Há poucos anos, uma chuvarada como a que caiu nos últimos dias teria deixado os bairros daquela Região da Cidade debaixo d’água.

Hospital de Barra do Ribeiro

Repercute no País a matéria veiculada no Jornal Hoje, da Rede Globo, mostrando o Hospital de Barra do Ribeiro pronto e equipado há mais de 15 anos e sem uso.

Em janeiro de 2014, a Gazeta Centro-Sul publicou matéria de capa, registrando parcerias entre municípios, o Governo do Estado e a Beneficência Portuguesa para a implantação de atendimento hospitalar pelo SUS nas cidades de Guaíba e Barra do Ribeiro. Os termos de cessão de bem público assinados no dia 9 de janeiro do ano passado autorizaram o Grupo Beneficência Portuguesa a realizar gestão dos serviços de Saúde nas estruturas hospitalares dos dois municípios. Na prática, até hoje nada aconteceu.

No Interior, políticos costumam assinar documentos de mentirinha, principalmente em ano eleitoral.

Lei do Silêncio

Camaquã dá exemplo a ser seguido com a implantação da “Lei do Psiu”. O Governo de Guaíba deveria copiar. Ver matéria nesta edição.

Pesquisa Eleitoral

Esclarecimento: o Instituto de Pesquisas People não realizou qualquer pesquisa eleitoral este ano.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 18/7/15.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados