Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

22/06/2015 - 09h20min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Rejeição levanta suspeita

A Bancada do PROS apresentou proposição na Câmara de Guaíba, solicitando informações detalhadas sobre os CCs na Prefeitura, mas o Comando Governista rejeitou depois do alerta do Vereador Sarrafo (PTB). Ver matéria nesta edição. Ficou ruim para o Executivo e para os vereadores que votaram contra. E, pior ainda, para a vereadora Paula Almeida (PROS), que votou contra a sua própria bancada.

Não importa o que motivou a solicitação de informações, mas se ela é legal e se é de interesse público. A proposição em questão atende aos dois requisitos. A rejeição acabou levantando suspeita de que existe algo a esconder. O que não pode ser divulgado? E mais, eu também não encontrei as informações solicitadas no tal Portal da Transparência, como argumentou o Vereador Alex (PP). Ou as informações não estão lá (não estavam até o dia 18), ou estão bem escondidas.

Toda vez que tentam esconder informações de interesse público, como aconteceu na Câmara essa semana, a curiosidade aumenta. Vou continuar procurando e questionando. Transparência com o dinheiro público não é favor, é obrigação.

Pior ainda...

Além da rejeição da proposição dos CCs na Prefeitura, teve a rejeição da proposição para o registro de uma Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Isso mesmo, rejeitaram.

Oficialmente, a referida proposição foi assinada pelos vereadores Cláudia Jardim (PROS); Manoel Eletricista (PPS); Jonas Xavier (PROS); Xandão (PT); Magda Leal (PTB); e Miguel Crizel (Solidariedade). No entanto, na hora da votação, os vereadores Miguel e Magda não estavam na sessão. Como a iniciativa foi da vereadora Cláudia Jardim, o Comando Governista rejeitou.

Rejeitar o registro de uma Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência é de cair os butiás dos bolsos!

Segundo a Tia Alaíde, para tentar remendar a lambança envolvendo briga partidária (incluindo autofagia), vaidades pessoais e tema sério, os governistas protocolaram na Secretaria da Câmara um plágio da proposição rejeitada e deverão apresentá-lo na próxima sessão.

Eu desconfiava que o Comando Governista estava com medo da ascensão política da vereadora Cláudia Jardim, mas agora eu tenho certeza. Estão com medo da nova liderança que vem da Cohab-Santa Rita. Forte, essa!

No momento em que a Câmara de Guaíba parecia encontrar o equilíbrio, abandonando picuinhas e focando nas questões políticas de interesse social, surge uma presepada destas. Lamentável.

O Recado do Campeão

O vereador Campeão Vargas (PTB), que alfinetou o Governo Henrique nos últimos anos e que agora é o grande defensor governista, desafiou sua colega, Cláudia Jardim, a questionar os CCs na Secretaria de Assistência Social, cuja secretária é do PROS, mesmo partido da Cláudia. Fogo amigo.

Eu perguntei à secretária Luciana Kubiaki sobre o número de CCs na Assistência Social. A secretária mandou buscar o livro ponto e contou na minha frente: um, dois, três, quatro, cinco e seis. Pelo tom do Campeão, eu pensava que eram uns trinta. Mas, segundo a secretária, são seis. Como o Campeão não prega prego sem estopa, penso que ele estava querendo fazer outra revelação, talvez algo relacionado ao nepotismo ou coisa parecida. Vamos decifrar o recado.

Esquina Democrática

Cresce o movimento para implantar a Esquina Democrática no terreno onde havia o prédio do antigo Armazém do Seu Nenê, depois sede da Câmara de Vereadores, demolido, sem licença, pelo mesmo proprietário que já havia demolido os prédios do Cinema e do Baar.

O IPHAE já se manifestou, sugerindo aumento no valor das multas e que a figueira que restou no local não seja removida. O caso está sob investigação do Ministério Público.

Conversei com o secretário do Meio Ambiente, Sérgio Martinez, sobre este caso. Ele disse que uma coisa é a demolição irregular do prédio, outra coisa é a transferência da figueira. Teoricamente, numa visão superficial, ele teria razão, mas aprofundando um pouco mais, percebe-se que está tudo muito interligado.

Considerando o fato da reincidência, de estar sob avaliação do MP, das recomendações do IPHAE, do desrespeito ao Patrimônio Histórico e da mobilização social pela preservação da memória da Aldeia, se a Prefeitura emitir licença para liberar a remoção da figueira irá assinar também um atestado de “conivência” com a falta de respeito ao Patrimônio Público da Cidade. Está tudo interligado, secretário.

Gente de Bom Coração

Essa semana, aconteceu mobilização para ajudar uma família muito pobre, vivendo em condições difíceis em uma vila da cidade. O pessoal fez contato, juntou roupas e brinquedos e entregou à família necessitada.

O bacana nessa história é que essa atitude não é isolada. Há muitas pessoas, muitas mesmo, que têm bom coração, que se preocupam e ajudam quem vive na miséria e não fazem propaganda disso, pelo contrário, focam na ajuda, na solidariedade. Em meio a tantas tragédias e violência, existem comandos de gente boa, fazendo o bem, iluminando o mundo.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 20/6/15.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados