Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

15/06/2015 - 09h17min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Eu envelheci...

Saí da Gazeta por volta das 22 horas. A rua estava deserta e a noite silenciosa. Tinha acabado de escrever a matéria sobre o corte de verbas do Governo ao Hospital Livramento. Olhei à direita para aquele prédio cinza desbotado e fiquei analisando os detalhes da pequena sacada, das janelas. Curti a fachada embriagado pela nostalgia. Lembrei da Daura dos Santos, que tanto respeitava aquele Hospital, que contribuía com uma mensalidade de cinco reais, e que dali partiu. Mas a tristeza logo sumiu pelo estreito corredor lateral numa garganta de sombra.

Sempre me encantei com a imagem das mães de sorriso suave saindo do Livramento, levando seus bebês para casa. O prédio da Gazeta, localizado ao lado do Hospital, contribuiu para que eu pudesse presenciar as cenas mais bacanas da Cidade, que ficaram no passado. O pai orgulhoso, com o peito estufado, carregando as sacolas. A avó encantada e cuidadosa, envolvendo a filha e o neto, ou a neta, num campo de ternura; a tia empolgada, sempre tinha uma tia empolgada; o avô barulhento, escancarando as portas do carro e acomodando as bagagens, fazendo observações detalhadas e dispensáveis. A alegria daquelas famílias com a chegada das crianças era contagiante. Muitas vezes, eu cumprimentava. – Parabéns! Então recebia largos sorrisos em troca. Era tão bom quanto ambrosia de tacho.

Segui caminhando lentamente pela frente do Hospital Livramento, deslizando na noite escura e silenciosa. As mães, os bebês, a Daura, o Arilene, a Nona, o Seu Lázaro, a Maria, o João... E quando me aproximava da esquina, tenho certeza que escutei o Livramento cantar a música do Apparicio Silva Rillo. Uma voz rouca como a do Leonard Cohen soou do telhado. - Guaíba antiga, o que foi feito de ti, te modernizaste, ficaste mais moça, eu envelheci...

O Conselho da Criança e do Adolescente

Repercutiu forte a matéria de capa da Gazeta Centro-Sul, na semana passada, com conselheiros do Comdica. Os números impressionaram. Questionamentos estão sendo feitos.

O Executivo Municipal encaminhou para a Câmara um projeto de lei, propondo modificações importantes na estrutura do Conselho da Criança e do Adolescente, sem o conhecimento dos conselheiros. Teve reação.

Eu questionei o prefeito Henrique Tavares sobre o tal projeto indigesto e ele explicou que se tratava de um ajuste à legislação. No entanto, disse que conversou com os conselheiros e prometeu retirar o projeto para que os ajustes sejam feitos em parceria com o Conselho. Justo. O diálogo sempre foi e será o melhor caminho.

Inscrições para o Conselho Tutelar

Nesta segunda, dia 15, abrem as inscrições para os candidatos ao Conselho Tutelar de Guaíba. O período é curto: encerram no dia 30 de junho. Edital com detalhes está publicado na página 3 da edição impressa da Gazeta Centro-Sul. A eleição será em outubro.

José Sperotto

De repente, o Sperotto apareceu nos noticiários da RBS. Foi acusado pelo MPF de empregar fantasmas na Assembleia Legislativa. Comandos de leitores fizeram contato, questionando e sentando a ripa no Gringo.

Eu não gosto de funcionários públicos fantasmas e muito menos de quem os emprega. Sei bem as consequências disso. Não gosto das trocas de favores na política, de nepotismo cruzado. Não gosto de nada disso.

Telefonei para o Sperotto, questionando o que tinha acontecido. Era preciso ouvi-lo. Ele explicou (veja a matéria nesta edição). Eu acreditei no Sperotto. Fiquei um pouco incomodado, mas acreditei nele.

Apesar do José Sperotto (PTB) não confirmar, a Tia Alaíde garante que o Gringo será candidato a prefeito de Guaíba no ano que vem. É cedo para dizer como este episódio vai interferir na carreira política do ex-deputado. Vai depender da decisão da Justiça e da sustentação de sua justificativa. Se por um lado tem esta bordoada na carreira política do Sperotto, por outro, têm serviços prestados como deputado. Frisson nos bastidores.

Metais Pesados no Arroio

O primeiro relatório do monitoramento das águas do Arroio Passo Fundo aponta a presença de metais pesados. Essa é forte, mas não surpreendente. Sempre sustentei que não é só cocô que têm naquele caldo.

CD da Peugeot na Aldeia

Prometi comer escorpião quando sair o primeiro caminhão produzido na tal fábrica de Guaíba. A promessa está de pé.

Essa semana, o Governo do Estado divulgou que as negociações com a Gefco estão adiantadas para a implantação de um Centro de Distribuição da Peugeot na Aldeia. Mais um anúncio, vai somando. Em relação a este projeto da empresa francesa, eu não prometo comer lesma, quer dizer, escargot, se for mesmo executado. Entenderam como diferencio os dois projetos?

Leandro André

[email protected]

Publicado em 13/6/15.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados