Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

27/04/2015 - 09h28min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

O Sorrisão dos Prefeitos

Os prefeitos se queixam constantemente da falta de dinheiro em suas cidades. Reclamam do percentual de apenas 15% do bolo destinados aos municípios. Choram com razão, pois o PIB é gerado na base, vai para o topo e volta minguado. No entanto, essa situação se mantém por culpa dos próprios prefeitos. Eu explico.

Na aldeia, o choro é forte, mas quando os prefeitos vão a Brasília reivindicar recursos e execução de projetos, se transformam. Não sei ao certo o que acontece com o emocional deles, só sei que amolecem. Recebem respostas furadas, são enrolados pelos homens do Planalto e, mesmo assim, no final dos encontros, tiram fotos sorrindo. Felizes. No enquadramento da foto, quanto mais próximos do ministro, do deputado ou do presidente, maior é o orgulho. Estufam o peito e abrem aquele sorrisão.

No ano passado, foram marchar em Brasília. Sim, uma vez por ano os prefeitos e os vereadores marcham na Capital Federal. Ao receberem a promessa de mais 0,5% do bolo do Fundo de Participação dos Municípios, se emocionaram. Neste caso, o sorriso largo foi incrementado com o sinal de paz e amor na fotografia de recordação. Assessores com maquininhas portáteis se batiam em busca do melhor ângulo. Foi uma loucura!

Na semana passada, os prefeitos de Guaíba e de Eldorado foram a Brasília reivindicar a execução do projeto de duplicação da Estrada do Conde. O Ministro Kassab enrolou, mas no final da reunião, o que aconteceu? Aquele sorrisão do Henrique Tavares na fotografia.

Enquanto tiver sorrisão em Brasília e recepção com tapete vermelho para os homens do Planalto nas aldeias, os 15% vão continuar. O voto e o dinheiro saem da base, mas a base desconhece a força que tem e insiste em ir ao Planalto para marchar, ser enrolada e mostrar a dentadura. Forte, essa!

Audiência Sobre o Judiciário

Participei da audiência pública promovida pela OAB para debater sobre a estrutura do Judiciário em Guaíba e Região. Evento importante, pois a lentidão no andamento de processos é uma queixa antiga. Portanto, nada melhor do que debater sobre o problema para encontrar soluções. Apesar de bem prestigiado por juízes, foi fraca a presença de advogados.

O juiz Marcos Reichelt, de Eldorado do Sul, fez uma revelação chocante. Disse que quando chegou no Município, há três meses, um processo levava 720 dias tramitando no Forum local; dois anos. Constrangedor. O juiz disse que está trabalhando para melhorar a gestão do Cartório. O representante do Sindijus de Guaíba também chiou. Confira a matéria nesta edição.

Arroio Passo Fundo

A poluição é tanta no Arroio Passo Fundo, que os moradores do entorno chegam a vomitar devido ao mau cheiro, principalmente nos dias quentes. O sufoco é antigo. De repente, recebemos a notícia da Prefeitura de que o monitoramento da água iniciará nos próximos dias para identificar as causas do problema. Ver matéria nesta edição.

Importante a decisão da Prefeitura. No entanto, fiquei com a pulga atrás da orelha com o fato da Imprensa não ter sido convidada para o lançamento do Programa de Monitoramento. Desconfio de eventos políticos sem a presença da Imprensa, sem a possibilidade de questionamento da Imprensa. Se as análises forem superficiais, como aquelas da Fepam que mediam somente a intensidade de coliformes fecais, por exemplo, não servirá para nada, pois já sabemos da intensidade de cocô no Arroio. Esperamos por uma investigação detalhada, capaz de detectar produtos químicos. Vamos acompanhar, pelo menos vamos tentar acompanhar. Torço para que desta vez esta questão ambiental tão importante transcenda o tradicional teatro do blá-blá-blá.

As Creches

O prefeito Henrique Tavares me disse, na semana passada, que duas escolas de Educação Infantil - eu sou antigo e chamo de creches, vão ser inauguradas no início de maio. Uma na Cohab e outra no Parque 35. As demais estão com obras em andamento e a previsão é de que sejam concluídas até o final deste ano. Vagas para a Educação Infantil, investimento no Ensino Fundamental e Médio, é disso que o Brasil precisa.

Cobrança do TCE em Eldorado

O Tribunal de Contas do Estado julgou irregulares as contas do ex-presidente da Câmara Municipal de Eldorado do Sul, José Carlos Souza da Silva. Segundo o TCE, em 2011, foram feitos pagamentos de viagens pelo Legislativo sem a devida comprovação de finalidade. O Órgão pede o ressarcimento de R$ 488 mil. José Carlos pode recorrer, mas acendeu a luz amarela.

Maioridade Penal

Sobre este tema da maioridade penal, fico com a proposta do deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS). O jovem com idade entre 16 e 18 anos que praticar crime contra a vida, que matar, terá de passar por avaliação de uma comissão formada por juiz e profissionais da área da saúde mental. Dependendo do resultado e do crime, poderá ser emancipado pela Justiça e responder como maior de idade. Nos demais casos, continua como está.

Atirar menores de idade na masmorra com adultos não vai resolver nada, mas também não pode mais continuar do jeito que está, o jovem mata um ser humano como se fosse barata, fica dois anos internado e sai livre. A proposta do Deputado Onyx, já aplicada em vários países desenvolvidos, é a mais sensata. Eu apoio.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 25/4/15.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados