Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

06/04/2015 - 09h08min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Articulações Políticas na Aldeia

Em outubro do ano que vem, teremos eleições municipais em todo o Brasil. Os bastidores políticos já estão fervendo.

Em Guaíba, a Tia Alaíde botou lenha na fogueira. Primeiro, revelou uma lista de pré-candidatos que divulguei aqui na coluna na edição do dia 23 de fevereiro. Agora, ela pede sugestão de nomes em seu Blog (acesso via site da Gazeta). Até a tarde de quinta-feira, ele tinha recebido mais de 250 comentários com indicações de nomes, mas estão sendo publicados apenas uma vez, porque virou torneio de cabos eleitorais.

Conforme anunciei na semana passada, começo a fazer comentários sobre os nomes que estão surgindo. E seguirei a série nas próximas edições.

A Dúvida do Maranata

O Marcelo Maranata ainda não se decidiu sobre a troca de partido. Ele continua filiado ao PDT. “Por enquanto, nada mudou”, me disse o ex-vice-prefeito de Guaíba, que em entrevista anterior informou que iria se decidir depois do carnaval.

Os carnavalescos já guardaram os tambores e o Maranata continua indeciso: não sabe se permanece no PDT ou se assina com o PR, do Missionário Volnei.

O Marcelo pretende concorrer novamente a prefeito de Guaíba. Ele admite isso. A base de seus eleitores está na comunidade evangélica. No entanto, percebo que começa uma divisão nesta base, com apoiadores de André Barbosa e do Irmão Ezequiel.

Além de descer do muro, o Maranata terá de dizer o que faria de diferente se fosse prefeito, considerando que foi vice no primeiro governo do Henrique Tavares.

Sperotto reflete

O ex-deputado José Sperotto (PTB) está trabalhando como assessor de bancada do PTB na Assembleia Legislativa. Não tem sido visto na Aldeia, mas seu nome é destaque nas conversas de bastidores. Segundo a Tia Alaíde, é sonho de consumo do PDT. Forte, essa.

Minha Tia disse que o Gringo ficou incomodado com a aproximação do Vereador Campeão ao Governo Henrique. E reflete sobre o seu futuro político.

Beto Quadros observa

Outro ex-vice-prefeito cotado para concorrer a prefeito de Guaíba no ano que vem é o Beto Quadros (PSB). Ele desistiu do PMDB depois que o partido assumiu posição de coadjuvante do PTB. A coerência do Beto parecia se solidificar cada vez mais, até que ele se envolveu em coligação fora do seu eixo original na última eleição e tudo balançou. O Beto não parecia o Beto, então comeu um Snickers e melhorou.

O Betinho, como é conhecido entre os antigos da Aldeia, é administrador, advogado e empresário, tem credencial, mas seu partido ainda é pequeno em Guaíba, o que indica a necessidade de coligação consistente e sobretudo coerente.

Um dos problemas políticos do Beto é que ele se entoca. Agora mesmo, está entocado refletindo. Vai ter de sair e dizer o que faria de diferente se fosse o prefeito.

Sobre a Rua 31 de Março

No dia 31 de março de 1964, os militares deram um golpe e assumiram o comando do Brasil. Foram 21 anos de ditadura, de torturas, de muita violência em porões sombrios, e de falta de liberdade de expressão. Ditaduras são todas iguais, sejam elas de direita ou de esquerda. Não respeitam os direitos humanos, não respeitam a liberdade de expressão; não respeitam liberdade alguma. Portanto, ditaduras não funcionam, não devem existir e muito menos serem homenageadas.

O vereador Alex Medeiro (PP) apresentou um projeto na Câmara propondo que um trecho novo de rua, na continuação da 31 de Março, data que marcou o início da ditadura militar no Brasil, receba a mesma denominação da via. Ele argumenta que o nome já existe, que os moradores pediram e tal. E insiste em ratificar a homenagem.

Respeito a posição política do vereador Alex Medeiros, pois sou democrático e respeito todas as posições políticas, mesmo as que não concordo. No entanto, não posso aceitar calado a confirmação de homenagem à ditadura. E não adianta despistar, porque este projeto, se aprovado, ratifica uma homenagem descabida. É a minha opinião, que só posso externar porque aquele maldito 31 de março ficou para trás.

Depois dos discursos que ouvi dos parlamentares na sessão da Câmara de Vereadores de Guaíba, na terça-feira, ressaltando o legado de Leonel Brizola, com histórias familiares emocionantes e menções aos que resistiram e lutaram pela liberdade, eu duvido que o projeto de extensão da Rua 31 de Março seja aprovado pela Casa do Povo de Guaíba. Uma Casa que pode até cometer equívocos, mas que está alicerçada na democracia e tem na sua essência a liberdade de expressão.

Funcionários do Hospital Livramento

É desumano o que está acontecendo com os funcionários do Hospital Livramento em Guaíba. Eles estão sem receber salários. O Governo do Estado não repassa a verba prometida para que os salários sejam pagos. Temos a obrigação de lutar por estes trabalhadores. Fica o alerta aos políticos da Aldeia.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 3/4/15.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados