Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

16/03/2015 - 09h32min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Impeachment e Golpe

Assistir aos ex-diretores da Petrobras assumindo, com a maior desfaçatez, que roubaram milhões da empresa e que dividiram o roubo com o PT, o PP e o PMDB é de cair os butiás dos bolsos.

Para mim, que lá atrás acreditei no PT como sendo um partido diferente, que iria arrumar a casa, é muito triste ver em que se transformou aquela corrente de esperança. Sistematizaram a corrupção. É inacreditável.

Nem todos os petistas são corruptos, mas a responsabilidade maior pela rapinagem explícita é do partido que está no comando do País há doze anos.

Fica difícil de explicar a mistura de tristeza com indignação que eu e muitas pessoas estamos sentindo. E não se trata de boatos, de intriga da oposição; de manipulação da mídia, de esquema da FIFA ou ação da CIA; trata-se da confissão pública de ladrões que chegaram disfarçados ao poder, explorando a boa fé.

E para piorar o quadro da dor, o discurso de campanha da Presidenta Dilma foi por água abaixo já no primeiro mês do seu segundo governo, com aumento de preços dos combustíveis, da energia elétrica e de impostos, desencadeando aumento da inflação. “São ajustes necessários”, afirmou a presidenta para uma plateia comprada, que aplaudia e tocava bumbo. É surreal.

Diante dessa bagaça institucionalizada, eu entendo que a população tem de sair às ruas e protestar. É preciso lutar para que as investigações sobre o roubo do dinheiro público sejam concluídas e que os responsáveis sejam punidos. O povo não pode calar. E se a maioria continuar trocando voto por comida, o destino do Brasil será a Venezuela de Maduro.

O protesto espontâneo nas ruas é essencial neste momento para que o País mude de rumo. No entanto, não se pode agir com ódio ou ressentimento eleitoral e chutar o balde, passando por cima das leis. É preciso exigir a conclusão das investigações de forma limpa e transparente antes de sair pedindo o impeachment da Dilma. Se ficar comprovado o envolvimento da presidenta nesta lama, então que seja destituída do cargo, de acordo com a Constituição.

Impeachment apressado, sem investigação completa e comprovação de envolvimento, é golpe. E os exemplos estão aí para mostrar que golpes só agravam as crises; são passagens para o inferno da ditadura.

Quem sobreviveu a um regime ditatorial sabe o valor da liberdade de expressão e do direito de saber o que acontece nos bastidores políticos. Nas ditaduras, sejam elas de esquerda ou de direita, os roubos e desmandos acontecem com mais gravidade, mas o povo não fica sabendo. Nada pode ser pior do que isso.

Uma Nação de verdade somente se sustenta com democracia, que só é possível quando há respeito às leis. Vender voto por comida é tão danoso quanto tirar, na marra, um chefe de Estado eleito. Este entendimento é indispensável para que se compreenda as distintas consequências de impeachment e de golpe.

Domingo de Manifestações

Neste domingo, dia 15, milhares de brasileiros saíram às ruas para protestar contra a corrupção generalizada no País e no Governo Federal. Muitos pediram a saída da Presidenta Dilma. Só em São Paulo, um milhão de pessoas participaram da manifestação. Em Porto Alegre, foram cerca de cem mil, de acordo com números da Polícia Militar.

Em Guaíba, aconteceu uma carreata, que se juntou à uma manifestação de motoboys, pedindo respeito pela profissão. Eles homenagearam um colega morto em acidente de trânsito.

Licitação do Transporte

Está prestes a acontecer um fato histórico em Guaíba com a conclusão da licitação do Transporte Coletivo. O serviço sempre foi prestado de forma provisória na Cidade, com ônibus velhos, trepidantes, e tarifas caras.

A empresa Assur deverá obter a concessão do serviço. Ver matéria nesta edição. Apurei que a empresa está pronta para comprar ônibus novos e implantar o sistema em 180 dias. Vamos acompanhar.

Reajuste Salarial

Com a queda na arrecadação, o prefeito de Guaíba, Henrique Tavares, balançou na hora de garantir o pagamento do Piso Nacional do Magistério, com reajuste de 13,01% para os professores municipais. O Sindicato endureceu e o prefeito cedeu.

Já os servidores do quadro geral continuam na luta por aumento real de salários e valorização profissional. O Sindiguaíba está com uma postura proativa digna de elogio.

Corte de Árvores

A Secretaria de Meio Ambiente de Guaíba fez um levantamento, apontando 50 árvores em situação de risco, considerando a saúde das plantas e a localização inadequada. A promessa é de eliminar as árvores e substituí-las por nativas. Muito bem, trata-se de uma ação importante. No entanto, como em Guaíba muitas coisas são feitas sem planejamento (com começo, meio e fim), é preciso ficarmos vigilantes para evitar que o resultado desta operação não seja semelhante ao que aconteceu na Estrada do Conde, quando o túnel verde foi destruído, o ambiente ficou degradado e nenhuma contrapartida foi realizada. Cortar árvore é fácil, difícil é plantar e fazer a manutenção adequada.

Tensão no Solidariedade

Os vereadores André Barbosa e Miguel Crizel, do Solidariedade de Guaíba, estão pela bola sete na Executiva do partido. De acordo com a Tia Alaíde, o líder Claudio Janta não engoliu a baixa votação que teve na Aldeia. Tudo indica que a segunda-feira será tensa em Guaíba.

Leandro André

[email protected]< cf-hash='f9e31' ="text/java">

/ /

Publicado em 14/3/15. Atualizado em 16/3/15.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados