Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 28 de mar�o de 2024

09/03/2015 - 09h38min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Não existe fábrica da Foton

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Guaíba, Cleber Quadros, me disse que em breve será realizado um encontro com diretores da Foton para apresentação do projeto da fábrica de caminhões em Guaíba. Eu até entendo o otimismo do secretário e tal. No entanto, até que a obra inicie de verdade, é preciso parar de falar na fábrica da Foton em Guaíba; de caminhão gaudério ou coisa parecida.

Não existe qualquer fábrica de caminhão sendo construída na Aldeia. Quantas vezes vou ter de repetir isso? Basta olhar para o terrenão e confirmar o que venho repetindo sozinho. É constrangedor.

Pode ser que um dia seja implantada a tal fábrica de caminhões, mas então vamos aguardar isso acontecer. Chega de pagar mico.

Reação na Câmara

Na primeira sessão ordinária do ano na Câmara Municipal de Guaíba, que aconteceu na segunda-feira, 2, os vereadores de oposição tentaram obstruir a pauta, exigindo respostas para os requerimentos com pedidos de esclarecimentos ao Executivo. Agora sim, fizeram o papel de oposição, pois queixarem-se como crianças, conforme vinha acontecendo, já estava ficando chato.

Se na sessão em que a Lei do IPTU foi aprovada, no final de dezembro de 2014, os vereadores de oposição, descontentes com a falta de esclarecimentos, conforme alegaram, tivessem se retirado do plenário, não teria tido votação.

Oposição por oposição é jogar contra o Município e consequentemente contra a população, pois emperra o desenvolvimento. Entretanto, quando o Executivo não responde aos questionamentos dos vereadores, significa falta de respeito com o Legislativo. Neste caso, é preciso agir politicamente e não se queixar.

Ação “Tiro no Pé”

Até o fechamento desta edição, nenhuma resposta do Judiciário tinha sido divulgada sobre o pedido de liminar para a ADIN, requerendo que a Lei do IPTU se torne sem efeito. A tal Ação está sendo chamada de “Tiro no Pé”, por conta da afirmação do prefeito. Forte, essa.

“Pedidaço” ao Sartori

Duplicação da Estrada do Conde; alargamento e sinalização na Santa Maria; segunda DP; verbas para os hospitais Municipal e Livramento; e liberação de recursos da Consulta Popular para restaurar o prédio do ex-mercado público. Este foi o “pedidaço” da comitiva de Guaíba ao Governador Sartori, que está contando moedas para pagar a folha. Ver matéria nesta edição.

Os projetos citados são demandas antigas, muito antigas. Concertações passadas, que fazem parte do velho embrulho da enrolação.

Segundo a Tia Alaíde, depois que a comitiva de Guaíba saiu, o Sartori, meio zonzo, olhou para o porquinho na estante, pediu uma caneca de vinho, um pedaço de polenta e ficou absorto, olhando para o quadro do Locatelli por três horas.

Carnaval de Guaíba

Não sou um sujeito que tem ligação umbilical com o Carnaval, mas sempre assisto o da Aldeia, pois trabalho na cobertura do evento. É importante olhar os desfiles das escolas, considerando o contexto local. Eu gosto da festa de um modo geral. O povo prestigia, se diverte e praticamente não há brigas. Um bebum e outro fazem um fiasquinho aqui e ali, mas nada grave. A BM resolve com tranquilidade e o positivo vence de goleada.

Eu costumo jantar com a minha mulher na Taty Lanches, encontro amigos, escuto queixas, solicitações de publicações. Converso sobre política, futebol, sobre os problemas da Cidade. Eu gosto disso.

Ganho ingresso para o Camarote das Autoridades e fico lá trabalhando na cobertura do evento, e antenado também nas conversas dos políticos. Enquanto a Academia Cohab-Santa Rita passava, escutei alguns resmungos, atribuindo a apresentação bacana ao excesso de enxerto da Capital e ao dinheiro supostamente repassado por militantes petistas. Bronca política.

Sobre esta questão de apoio de Porto Alegre, não adianta resmungar, pois o regulamento permite, então todos podem aproveitar. Não vejo demérito nisso. Se o Carnaval da Aldeia fosse feito somente com os recursos domésticos, seria muito mixuruca. Estou sendo sincero, pois com R$ 20 mil se faz muito pouco e a Prefeitura não tem como repassar mais, pois existem outras prioridades.

Eu defendo que Carnaval do Interior tem de ser voltado para os blocos, aquele fervo de gente pulando e se divertindo atrás do carro de som ou com a própria banda. Mas se querem fazer um evento competitivo, tem de ter apoio de fora, tem de ser criativo e trabalhar bastante o ano inteiro. Ninguém faz nada bacana só resmungado e apontando defeito nos outros. Se o apoio de Porto Alegre fosse tão importante como dizem, a Tradição tinha sido campeã neste ano.

A Cobertura da Gazeta

Como o Carnaval de Guaíba é bastante prestigiado pela população, a Gazeta Centro-Sul faz ampla cobertura do evento, com colunas especiais, de página inteira, e publica vídeo com o resumo dos desfiles no site do Jornal. Confira.

15 de Março

É grande a expectativa sobre as manifestações populares marcadas para o dia 15 de março.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 7/3/15.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados