Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 23 de abril de 2024

23/02/2015 - 13h58min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Afirmação Falsa

Tornou-se um clichê dizer que no Brasil o ano só começa depois do Carnaval. Isso é dito sem qualquer questionamento, como uma verdade absoluta, uma cláusula pétrea das conversas. Quantas vezes já disse e escrevi esta afirmação até me dar conta de que é falsa!

Para milhões de brasileiros, entre os quais me incluo, o ano começou pra valer no dia 1º de janeiro. No dia 5, multidões de trabalhadores já batiam o ponto na madrugada. Milhões. Eu não bato ponto, mas já estava no batente também.

E neste período do ano que antecede o Carnaval, o qual anulamos por decreto falso, o Congresso Nacional elegeu seus líderes entre as “joias” que nós elegemos em outubro. Aumentou a quadrilha da “Lava-Jato”, e também aumentarem a gasolina, os impostos, a energia elétrica e a inflação.

O Governo Sartori revelou que o déficit anual no Rio Grande do Sul ultrapassa os R$ 5 bilhões; a dupla Gre-Nal luta para se classificar entre os oito no Gauchão; e somente em cinco dias de Carnaval, 23 pessoas foram assassinadas no Estado.

Aqui na Aldeia, o janeiro foi sangrento; uma caixa d’água gigante foi instalada e caiu antes de funcionar; o secretário do Meio Ambiente foi demitido; veio à tona que existem somente três bombeiros para atender toda a Região; a Prefeitura multou mais de 2,4 mil motoristas por excesso de velocidade; 14 mil contribuintes foram chamados para acertar o Cadastro de Imóveis; a oposição na Câmara Municipal dobrou de tamanho; e moradores se revoltaram contra as promessas não cumpridas do Secretário Centeno. Tudo isso aconteceu antes da cuíca roncar na passarela do samba. Então, que conversa mole é essa de que o ano está começando agora?

A Caixa d’água tonta

Há muitos anos, moradores de vários bairros de Guaíba e de Eldorado do Sul ficam horas e até dias sem abastecimento de água. Um dos casos mais graves acontece no Bairro Pedras Brancas. Mas a Corsan percebeu que a situação estava insustentável e anunciou a instalação de uma enorme caixa d’água, como medida de apoio para reduzir o problema. Forte, essa!

O equipamento gigante chegou no Bairro em cortejo, como um campeão mundial. Na frente da carreta, o vereador acenava para o povo enquanto adentrava lentamente na Vila sob forte emoção; tudo era filmado, sem jamais tirar o vereador de cena. Dos portões e janelas das casas, sabonetes eram mostrados ao político amado, que fazia sinal de positivo e gestos como se estivesse tomando banho. Aplausos.

A caixa d’água foi instalada no ponto mais alto, no meio da Vila, e quando o paraíso estava prestes a se revelar no espetáculo do banho, o capeta assoprou o reservatório e ele tombou antes de encher. A água escorreu, levando a esperança do povo e o “Rei da Vila” para um lugar desconhecido. O filme do líder acenando na frente do cortejo foi apagado.

Na semana seguinte, a Corsan explicou que a queda da tal caixa d’água não afetou em nada o abastecimento; em nada. E ao que parece ninguém da Companhia ficou constrangido com essa explicação. Afinal de contas, a culpa foi da caixa d’água, uma inútil que não consegue parar em pé e que não faz falta alguma. Quem precisa de uma caixa d’água tonta?

O pior dessa história é que ela é verídica, no “sotaque e no semblante”.

Operação Sala de Aula

A coordenadora da 12ª CRE, Débora Rocha, está olhando com lupa o quadro de professores registrados na Coordenadoria em cada escola da Região e encaminhando para a sala de aula um comando de educadores que estavam em funções administrativas e derivadas.

O Secretário Vieira deu o tom da banda: lugar de professor é na sala de aula.

Que este tratamento acertado seja igualitário e não partidário. Vamos acompanhar.

Secretário x Manifestantes

Conforme já fiz comentários aqui na Coluna, o secretário de Obras de Guaíba, Jorge Centeno, tem se destacado na Aldeia como um agente público que promete e não cumpre. Até apelido na Câmara já recebeu devido a esta prática. Acontece que a situação está ficando insustentável e os moradores estão começando a bloquear as ruas, exigindo pavimentação.

O secretário se irrita e diz que não fala com quem age fora da lei. Tudo bem, ele não pode se tornar refém das manifestações e agir movido a bloqueios, mas também não pode ficar enrolando as pessoas e esperar compreensão delas. Tudo tem limite, secretário.

Essa semana, o prefeito abriu diálogo com os manifestantes. Ver matéria nesta edição.

Pré-candidatos a Prefeito de Guaíba

A eleição será somente em 2016, mas nomes de pré-candidatos a prefeito de Guaíba estão ressoando nos bastidores. Na lista da Tia Alaíde: José Sperotto (PTB); Chacrinha (PMDB); Rogério Souza (PMDB); Marcelo Maranata (PDT ou PR); Caio Larréa (PPS); Beto Quadros (PSB); Alex Medeiros (PP); Cláudia Jardim (PROS); e Xandão (PT). É conjectura, nada de oficial, mas tem a grife da Tia Alaíde.

E aí, que tal estas opções para o comando da Aldeia?

Leandro André

[email protected]

Publicado em 23/2/15.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados