Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 29 de mar�o de 2024

19/01/2015 - 09h38min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Cai o Secretário do Meio Ambiente

Rosalvo Duarte, que estava no comando da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Guaíba há cinco meses, foi dispensado. O prefeito Henrique Tavares decidiu romper com o PROS (todos os CCs foram demitidos) depois da atitude do partido no processo de votação do polêmico projeto do IPTU. Dos três vereadores do PROS, apenas a vereadora Paula Almeida votou favorável. Jonas Xavier votou contra, e Cláudia Jardim não compareceu. Foi a gota d’água para o prefeito.

Além do descontentamento com a bancada do PROS na Câmara, o trabalho do Rosalvo não estava agradando ao Governo devido às intensas críticas da população, considerando o acúmulo de lixo e entulhos nos bairros, conforme a Gazeta vem mostrando nas suas edições.

Lauro Sérgio Martinez, diretor de Licenciamento Ambiental da Smama, assumiu o cargo de secretário, acumulando as duas funções interinamente. Sérgio é técnico em Meio Ambiente, filiado antigo do PTB e tem como característica não deixar serviço acumulado, além de trabalhar na rua, fiscalizando o serviço. Vou torcer para que o Sérgio faça uma boa gestão, porque o ambiente de Guaíba está precisando.

Nova Coordenadora da Educação

A pedagoga Débora Rocha é a nova coordenadora da 12ª CRE. O nome foi uma surpresa no meio educacional. Ela tem uma missão complicada pela frente, mas está entusiasmada.

De acordo com a Tia Alaíde, a Professora Débora é gentil e agregadora, mas não leva desaforo para casa. Forte, essa. A indicação foi do ex-prefeito de Guaíba, João Collares (PDT).

Vera Almeida, vice-diretora da Escola Estadual Ruy Coelho Gonçalves, foi indicada pelo PMDB para o cargo de coordenadora Adjunta.

Cargos na Educação

Marcelo Verlindo, ex-comandante do CRPO Centro-Sul da BM, com sede em Guaíba, e ex-secretário Municipal da Saúde de Eldorado do Sul, é o atual diretor Administrativo da Secretaria Estadual da Educação. Eloí Flores da Silva, ex-diretor da Ulbra Guaíba, é o diretor Superintendente de Educação Profissional do Estado (Suepro).

Cupim na Câmara

Como se não bastasse o drama político recorrente na Câmara Municipal de Guaíba, as mesas dos vereadores estão se desmanchando devido à ação de cupins. Ao analisarmos o ambiente da Casa do Povo, desde a escadaria de acesso, fica-se com uma impressão ruim, ainda mais quando se observa o quanto de dinheiro público já foi gasto em reformas naquele prédio.

De acordo com o novo presidente, Vereador Chacrinha (PMDB), já foi dada a ordem para a compra de novos móveis. É bom que isso seja feito logo, antes que os cupins ataquem o piso de madeira, que custa uma fortuna.

Tem coisas que são simbólicas, cupins nas mesas dos vereadores é uma delas.

O Desconto da Corsan

Há anos, centenas de famílias sofrem diariamente com o desabastecimento de água em Guaíba e Eldorado do Sul. Um inferno devido ao calorão. E a Corsan segue acumulando promessas de solução. Disse que resolveria em janeiro, depois passou para fevereiro, e já sinaliza com março.

Para compensar as falhas, a Companhia anuncia um desconto de R$ 9,67 na conta. Ao invés de pagar multa, oferece esmola. É de cair os butiás dos bolsos!

Agergs acusa o prefeito

O conselheiro-presidente da Agergs, Carlos Martins, veio a Guaíba essa semana e descascou o prefeito Henrique Tavares. Disse que por falha do prefeito, a Agência Reguladora tem limitações para multar a Corsan pelas falhas.

O que aconteceu foi o seguinte. O Município estava negociando com a Agergs ajustes no contrato, visando ampliar os poderes de fiscalização da Agência, mas a tal negociação foi interrompida no meio do caminho. E por conta disso, o órgão alega que está com suas ações limitadas. O prefeito não aceita a crítica e devolve a cobrança à Agergs. E durante o pingue-pongue político, a torneira ronca e a Corsan segue impune.

João Carlos Andriotti

Morreu o João Carlos Andriotti Silveira. Além de um profissional competente, um chefe de família exemplar e um amigo fiel, o João foi um agente político importante no Município. Entre as suas diversas contribuições à Cidade, destaco o processo de mudanças no Trânsito, quando a transformação urbana chegou pra valer. Quem mora em Guaíba nestes últimos anos sabe do que estou falando. Os carros estacionavam no sistema paralelo ao meio-fio na Rua São José, que tinha tráfego nos dois sentidos. Imaginem isso hoje. Ele transcendeu a gritaria e promoveu as mudanças necessárias.

O João era um homem simples, mas muito competente. Preocupado com a sua comunidade, contribuía com ela. Tinha muitos amigos e isso ficou claro no seu velório e sepultamento. E o bacana no João é que na sua multidão de amigos todos eram iguais para ele, independentemente de classe social. Guaíba perdeu um grande cara, e eu, um grande amigo.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 17/1/14.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados