Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

05/01/2015 - 09h46min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Um Ano de Ações

Foram muitos anúncios de investimentos em 2014 e obras iniciadas que precisam ser concluídas. Há outras tantas que precisam começar. Ver matéria nesta edição. Esperamos um ano de ações em 2015.

Uma Questão Pendente

O Governo de Guaíba e a Diretoria da Celulose Riograndense precisam sentar e acertar de vez a questão das obras do sistema viário na Zona Sul. Existem muitos defeitos e o Executivo Municipal não quer receber a obra. Não é preciso ser engenheiro para perceber desníveis importantes, medidas irregulares e mato nos passeios públicos; meios-fios desalinhados, trechos danificados, terra nos acostamentos e ciclovias obstruídas.

Eu entendo que o bom senso terá de entrar em campo, pois arrumar tudo o que está torto vai ser complicado, talvez impossível, pois a fiscalização dos trabalhos falhou. No entanto, o responsável pela obra precisa arrumar o que está muito ruim, e a Prefeitura tem de receber a obra e fazer manutenção adequada. Um sistema de compensação pode ser definido entre as partes. Ficar como está não pode.

Pronto Atendimento e Hospital

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guaíba tinha de ter sido concluída em outubro do ano passado. Não foi. A data de término da obra está lá na placa, quem conseguir ver por trás do capim vai confirmar o que estou registrando.

O Hospital Municipal já foi anunciado muitas vezes. Vamos aguardar as inaugurações da UPA e do Hospital para este ano.

Avenida do Lixo

Se continuarem descartando entulho, móveis velhos, galhos e lixo na Avenida Nei Brito, sugiro que o nome daquela importante via pública mude para Avenida do Lixo.

Chega de Remendo

O secretário Municipal de Obras, Jorge Centeno, foi apelidado pelo Vereador Xandão, do PT, de “Enrolando Centenas”. Isso porque constantemente o secretário promete a realização de obras e não cumpre, conforme aconteceu recentemente com a Rua da Bica, na Colina, e com o recapeamento na Rua 20 de Setembro, entre o Dimensão e a Celupa. A lista é grande.

Eu conversei com o Centeno no final do ano passado e questionei quando ele irá sair dos remendos e partir para a pavimentação de verdade. Ele justificou os problemas devido aos complicados processos licitatórios e tal e coisa.

Em entrevista à Gazeta Centro-Sul, o prefeito Henrique Tavares prometeu recapear as vias centrais e pavimentar as dos bairros. - Então, 2015 será o seu ano, secretário? Perguntei ao Jorge Centeno. – Vai ser o meu ano. Afirmou. Eu anotei num cantinho que sobrou no bloco das promessas e vou cobrar. Chega de remendos, buracos, barro e poeira.

A Polêmica do IPTU

Outra sessão extraordinária polêmica na Câmara Municipal de Guaíba para a votação do projeto do IPTU. Vaias, vereadores jogando para a torcida e, no final das contas, o projeto foi finalmente aprovado.

Eu insisto, se a população tivesse participado das audiências públicas não haveria tantas dúvidas e confusões. Mas, apesar dos pesares, sempre é bom ver a sociedade, mesmo que uma parcela pequena, se manifestando na Casa do Povo. Uma coisa é certa, os ajustes tinham de ser feitos. E se ficaram distorções, a Lei prevê um prazo de dois anos para acertar o passo.

O Papel da Câmara

O Vereador Chacrinha (PMDB) assume a Câmara Municipal de Guaíba num momento complicado. Digo isso, pois acompanhei os “trabalhos” em 2014 e vi mais lambanças e picuinhas do que qualquer outra coisa. O Chacrinha precisa reunir os vereadores e ter uma conversa madura, franca, olho no olho. Os parlamentares precisam entender que Câmara é uma coisa e programa de auditório é outra.

Detalhe: informatização vai além da propaganda, precisa funcionar.

Novas Lideranças

Na maioria dos municípios brasileiros, novas lideranças políticas são raras. Vejam o que acontece na nossa Região.

Daqui a dois anos teremos eleições municipais. Isso significa que este é um ano para os novos políticos se apresentarem, pois nas vésperas das eleições vai ser tarde novamente. Os partidos políticos precisam fazer esta reflexão e começar a trabalhar.

Desafio de Todos

Sugiro a leitura atenta da matéria sobre a Instituição Desafio Jovem publicada nesta edição. Uma porta para a prevenção e para o tratamento de dependentes químicos está prestes a se abrir na Aldeia.

As autoridades policiais afirmam que o tráfico e o uso de drogas são as principais causas da violência nas cidades brasileiras. Então, quando surgem trabalhos que podem contribuir efetivamente para atacar o problema, temos a obrigação de apoiá-los.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 2/1/15.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados