Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 28 de mar�o de 2024

08/12/2014 - 09h22min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Sobre a Nova Linha do Catamarã

As amigas da Tia Alaíde comemoraram o anúncio da Metroplan, de que a linha do catamarã com o Barra Shopping, na Zona Sul de Porto Alegre, iniciaria finalmente no dia 12 de dezembro. Iludidas pela informação da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), brindaram com espumante o anúncio da nova rota. Acontece que a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) precisa homologar os estudos neste espetacular torneio da burocracia. E o que parecia o fim de um longo processo para a liberação de uma linha do transporte fluvial, na verdade, era só a conclusão de uma fase. As diretorias da Agergs precisam de mais tempo para olhar com lupa todo o processo e apresentá-lo à sociedade. Confira a matéria nesta edição.

Considerando os argumentos, acredito que estamos diante de uma disputa de poder entre órgãos governamentais, em mais um espetacular torneio da burocracia. É a minha opinião.

A cobra vai fumar

A Fiscalização de Trânsito em Guaíba passa a contar com um radar eletrônico. O equipamento foi doado ao Município pela CMPC (ver matéria nesta edição).

Eu, as torcidas do Inter, do Grêmio e da AGF juntos não gostamos de multas de trânsito. Na verdade, detestamos. Acontece que quando o desrespeito chega ao absurdo, conforme vem acontecendo em Guaíba, somente a multa resolve.

Praticamente todos os dias, flagro apedeutas voando baixo na perigosa Estrada do Conde, assim como na Avenida Castelo Branco e nas novas vias da Zona Sul de Guaíba. Passam a 100 km/h na frente do Premem. Além da alta velocidade, costuram e fazem tudo o que o diabo gosta. Infelizmente, essa gente só entende uma mensagem: a multa. E com o aperto da legislação e a elevação nos valores das multas, a cobra vai fumar.

A Pedra Colorada

Está sendo preparada uma grande festa para o lançamento da pedra fundamental do futuro Complexo Esportivo e de Lazer Celeiro de Ases, do Sport Club Internacional, que será implantado em área na margem do Lago Guaíba aqui na Aldeia.

O evento vai acontecer na terça-feira, dia 9, às 17 horas, no terreno com acesso pela Estrada do Conde.

Em 2011, a Tia Alaíde foi a primeira a informar sobre este empreendimento colorado, que noticiei aqui na Coluna. Muita gente duvidou da minha parenta. Eu sempre aconselho a nunca duvidarem da Tia Alaíde.

O Projeto Pescar

Participei da formatura da 24ª turma do Projeto Pescar do Grupo Guaíba Química (Sulfato Rio Grande). Admiro este projeto, do qual já fui voluntário, devido a sua política de ensinar a pescar e não simplesmente de entregar o peixe, conforme programas governamentais populistas.

A Promessa do Prefeito

Faz tempo que venho batendo forte na questão do lixo e dos entulhos espalhados pelos logradouros, assim como na degradação das ruas de Guaíba. A bagaça é grande.

O prefeito Henrique Tavares promete reverter essa situação a partir de 2015. Jurou, sem figa, que vai terminar com a feiúra da Cidade. Eu continuo aguardando na minha poltrona do vovô.

A Disputa na Câmara

Até um minuto atrás, o Vereador Chacrinha (PMDB) tinha a maioria dos votos para se eleger presidente do Legislativo Guaibense em 2015. Era candidato único.

Essa semana, os vereadores André Barbosa (SDD); Miguel Crizel (SDD); Manoel Eletricista (PPS); e Xandão (PT) inscreveram uma chapa de oposição, encabeçada pelo André Barbosa, pregando uma Câmara independente do Executivo. A eleição está marcada para a terça-feira, dia 9.

Apurei, em conversas de bastidores, que o Chacrinha vai vencer, mas, em se tratando de eleição da Mesa Diretora da Câmara de Guaíba, tudo pode acontecer até o juiz apitar o fim da partida. Já vi muitas viradas acontecerem aos 45 do segundo tempo. Forte, essa.

Corrupção Generalizada

Na acareação entre ex-diretores da Petrobras, que aconteceu na tarde de terça-feira, 2, na CPI Mista do Congresso Nacional, o ex-diretor da estatal assaltada, Paulo Roberto Costa, disse em bom e alto som que o esquema de corrupção está impregnado em todas as estatais brasileiras há muito tempo. Todas. Se a maioria do povo se importasse, de verdade, com a corrupção, a banda tocaria diferente. Não se importa.

E a Foton?

Estão anunciando a construção e ampliação de uma montadora da Foton em Guaíba. Acontece que eu não estou vendo nenhuma montadora sendo construída na Aldeia. Colocaram uma cerca e uma guarita. Lá no meio da área, um tímido e solitário bate-estaca. Na frente do terreno, o Iphan está procurando pontas de flechas.

Não duvido que construam uma montadora da Foton em Guaíba, eu até acredito nessa possibilidade, mas, por enquanto, meus amigos, é mais marketing do que qualquer outra coisa. E já vi este filme.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 6/12/14.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados