Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

01/12/2014 - 09h04min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

O Almoço

Eu participei do almoço com jornalistas, na CMPC, que aconteceu na quarta-feira, 26, quando a empresa apresentou o balanço anual das obras de expansão. Não consegui contar, mas acredito que havia 148 panelas de inox, sobre chamas, espalhadas pelas mesas; 32 garçons e garçonetes; vinho e comida de excelente qualidade. Uma organização impecável, com a assinatura do Francisco Bueno, para receber os mais de 50 jornalistas de todo o Estado. Jornalista gosta de uma boca-livre. Se tivesse explodido a supersala do banquete (isola), terminaria com a mídia gaúcha de tão prestigiado que foi o encontro, comandado por Walter Lídio Nunes.

A maioria do que foi apresentado no banquete a Gazeta Centro-Sul já havia publicado no final de setembro.

O Desabafo do Walter

Depois que o diretor-presidente da Celulose Riograndense, Walter Lídio Nunes, fez o relato resumido sobre o andamento do projeto de expansão da fábrica, foi aberto espaço para perguntas. E lá pelas tantas, o jornalista André Machado citou a participação do Walter Lídio na campanha eleitoral de Tarso Genro, ressaltando ser incomum. E questionou como fica sua situação com a vitória de Sartori. Alfinetada. Walter Lídio bem que tentou disfarçar, mantendo o tom professoral, mas eu percebi que o cutucão mexeu com o homem.

Walter respondeu que se limitou a registrar o apoio recebido pelo Governo. E foi adiante. Disse que um projeto do tamanho do que está sendo desenvolvido pela CMPC depende muito de apoio governamental, pois a burocracia é absurda. Citou, como exemplo, que para obter licença para colher água do rio em um tubo de ensaio a ser analisada em laboratório levou três meses; para conseguir licença para instalar uma torre de energia foram oito meses.

O executivo ressaltou que o projeto recebeu apoio do Governador Rigotto, da Governadora Yeda, do Governador Tarso, e que irá receber apoio também do Governador Sartori. Deixou claro que é obrigação do Estado apoiar projetos legais e sustentáveis da iniciativa privada, considerando a geração de empregos e renda.

Tradução do colunista. Walter Lídio deixou recado, ressaltando não aceitar que ressentimentos partidários prejudiquem o projeto Guaíba2. Forte, essa.

A Sala da Nasa

Ainda sobre o encontro de quarta-feira, visitei a futura Sala de Controle Integrada da Unidade Industrial. Por incrível que pareça, foi naquela sala que eu entendi, “no sotaque e no semblante”, a verdadeira dimensão da nova planta industrial. Um salão dos grandes, cheio de telões e terminais de computadores, onde será feito o controle de tudo o que se mexer na fábrica. Uma sala da Nasa. Segurei como deu os butiás dos bolsos.

Os Flocos Brancos

De vez em quando caem flocos brancos na vizinhança da Celulose Riograndense (ver matéria nesta edição). O gerente de Meio Ambiente da empresa, Clóvis Zimmer, garante que vem enfrentando o problema com ações emergenciais e tal, prometendo solução definitiva para o início de 2016, com a implantação de equipamentos sofisticados.

É importante que uma situação dessas seja mesmo tratada com todo o cuidado, pois, por mais que a empresa afirme que o produto não é tóxico, flocos químicos caindo sobre as casas é complicado. Muito complicado.

Cheiro Zero

E para encerrar o capítulo Celulose Riograndense, no encontro de quarta-feira, foi perguntado sobre o cheiro, aquele com o qual nós em Guaíba já nos acostumamos e não percebemos mais. O Walter Lídio afirmou que, com a tecnologia adotada pela nova fábrica, não haverá mais cheiro. Eu anotei no meu bloco e sublinhei forte. O colega que estava ao meu lado olhou de soslaio minhas anotações e fungou.

Catamarã para o Shopping

Senhoras consumistas, adoradores de cinema e amantes de caminhadas em shoppings estão comemorando a nova linha, ligando Guaíba ao Barra Shopping, a partir do dia 12 de dezembro.

De acordo com a CatSul, inicialmente serão sete horários diários em cada sentido e a passagem será a mesma: R$ 7,35 por trecho.

Sobre novas rotas, inclusive a do Beira-Rio, confira na matéria publicada nesta edição.

Prestação de Contas do Hospital

O interventor do Hospital Livramento esteve na Câmara, na terça-feira, 25, para prestar contas. Os vereadores querem conferir como foram gastos os R$ 942 mil que a Prefeitura diz ter repassado ao Hospital neste ano.

Manoel Eletricista (PPS) e André Barbosa (Solidariedade) me disseram que ainda aguardam documentos.

Fiscalizar o uso do dinheiro público é uma das obrigações do Legislativo. Vamos aguardar a conclusão dos vereadores.

Até quando?

Os bairros Cohab e Santa Rita foram limpos. Na quinta-feira, 27, passei por lá e o ambiente estava bacana. Foi feito cabelo, barba e bigode. Vamos ver até quando as ruas vão permanecer limpas.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 29/11/14.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados