Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 23 de abril de 2024

08/09/2014 - 09h37min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Lambança Política na Aldeia

Esses dias, elogiei o fato da Câmara Municipal de Guaíba ter sinalizado com a promoção de debates para ajustar o Plano Diretor. Alimentei a esperança de que o Legislativo da Aldeia estivesse transcendendo as lambanças domésticas e ingressando no campo dos debates importantes. No entanto, essa semana, minha esperança desandou.

Em novembro do ano passado, o Executivo enviou um projeto de lei para a Câmara, definindo as regras para a Regularização Fundiária do Município. Os vereadores apresentaram uma emenda, mas cinco pareceres jurídicos apontam a sua inconstitucionalidade. Então, o prefeito vetou a emenda. Na sessão de terça-feira, os vereadores, inclusive boa parte dos aliados, derrubaram o veto.

Eu entendo que derrubar veto de prefeito é um sinal positivo, indicando que o Legislativo não é um mero braço do Executivo. Acontece que tentaram derrubar a secretária Paula Parolli porque ela teria dificuldades de dialogar com os vereadores, mas acabaram fazendo exatamente o contrário: fortaleceram a Parolli.

Se queriam tirar a secretária, deveriam se reunir com o prefeito e fazer o pedido, argumentando os motivos, mas não derrubar o veto de uma emenda inconstitucional.

Infelizmente, a mais nova lambança acabou escancarando a fragilidade política na nossa Casa do Povo.

Licença da Vereadora

E como as lambanças domésticas não param na Câmara, uma nova está se desenhando. O presidente do Legislativo, Alex Medeiros (PP), me disse ter um parecer do IGAM (órgão privado de assessoria), indicando que a licença maternidade não é um direito da mãe, mas do bebê. Com isso, Medeiros informou que esperaria até sexta-feira (ontem) o pedido de licença da vereadora Cláudia Jardim (PROS), que deu à luz um menino essa semana. Do contrário, ele iria providenciar a licença.

Eu conversei com a Vereadora Cláudia sobre o caso. Ela me disse ter estranhado o fato do Vereador Alex abordar o assunto com o Jornal sem antes ter falado com ela. Cláudia explicou que possui parecer da União dos Vereadores do RS (Uvergs), afirmando que ela não é obrigada a se licenciar, pois tem cargo eletivo e não é funcionária regida pela CLT.

A vereadora ressaltou que jamais deixaria seu filho em segundo plano. Disse que, como as sessões acontecem uma vez por semana e ela possui três assessores, conforme os demais, é possível se organizar e continuar suas atividades normalmente. “Já decidi que não vou me licenciar. Está é uma decisão minha e não do presidente”, argumentou Cláudia Jardim. Forte, essa!

O drama continua em Barra do Ribeiro

Em junho deste ano, a Justiça Eleitoral de Barra do Ribeiro decidiu pela cassação do prefeito Luciano Boneberg (PSD) devido a irregularidades na prestação de contas de campanha. A oposição fez festa no Calçadão, mas um minuto antes do candidato que ficou em segundo lugar assumir, uma liminar manteve o prefeito no cargo. Ele recorreu da decisão.

Essa semana, o TRE confirmou a sentença de primeira instância, deixando a oposição entusiasmada novamente.

Na quinta-feira, 4, eu entrevistei o Prefeito Luciano, questionando sobre o caso. Ele me disse que é muito difícil governar com uma oposição composta pelos maiores partidos do Munícipio, mas afirmou que não vai desistir, prometendo recorrer ao TSE. Boneberg acredita que terá sucesso, pois, segundo ele, o que aconteceu foi irregularidade na prestação de contas de campanha e não ilegalidade. Citou exemplo semelhante que aconteceu em São Jerônimo, com a vitória final do prefeito eleito.

Luciano Boneberg garantiu que fez uma campanha modesta e limpa, gastando R$ 15 mil, vencendo os principais líderes políticos de Barra do Ribeiro, que se uniram contra ele e foram derrotados nas urnas.

A Novela do Parque

Essa semana, aconteceu mais um capítulo da novela da luta pela instalação de um parque ecológico no Morro da Hidráulica. Tudo indica que o bom senso vai prevalecer e os guaibenses vão vencer.

Sobre este tema, recomendo a leitura da matéria na página 7 e do Editorial da Gazeta Centro-Sul.

Tem Boi na Linha

Em conversa com o prefeito Henrique Tavares, ele me disse que a Fepam não quer liberar licença de uma nova célula para depósito de lixo no Aterro Sanitário de Guaíba, alegando que existe um pequeno lago nas proximidades. O prefeito argumenta que o tal laguinho existe lá desde a implantação do Aterro Sanitário e nunca foi problema. Agora, se não conseguir licenciar a nova célula, Guaíba terá de transportar seu lixo para Triunfo. Além de aumentar as despesas, serão dezenas de caminhões carregados de lixo circulando diariamente pela BR. Percebo que tem boi na linha. Vou investigar.

Racismo

Chamar um ser humano de macaco é racismo; negar isso é racismo disfarçado.

E por falar nisso, continuo aguardando resposta sobre a pergunta que fiz aqui na Coluna na semana passada.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 6/9/14.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados