Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 23 de abril de 2024

30/06/2014 - 09h04min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Casa Arrombada

É grande a sensação de insegurança em Guaíba. Na verdade, em todo o País. Este é um drama cruel que parece aumentar a cada dia. Mas em relação a Aldeia, a chiadeira dos vereadores foi grande na sessão da Câmara essa semana. O Vereador Chacrinha disse que “a casa está arrombada”; o Campeão alertou para o “caos na Segurança Pública”. A cobrança ao Governo do Estado foi grande, devido às promessas não cumpridas. Ver matéria nesta edição.

Os vereadores convidaram a delegada e o comandante da BM para debaterem a questão na Câmara. Entendo que eles devam ir por consideração à sociedade. Os parlamentares estão certos em reclamar, pois a situação está complicada.

Uma das questões que deveria ser levantada no debate é o sistema de monitoramento por câmeras, seu funcionamento e sua eficácia com base em estatística oficial.

Torneio de Cargos

Em outubro, teremos eleições para eleger o(a) presidente(a) do Brasil, governadores, deputados e senadores. Por conta da Copa, o tema está em segundo plano. Entre um jogo e outro, os partidos estão se articulando em reuniões de bastidores. E nestes encontros começam a vazar as lambanças.

Depois que as ideologias foram substituídas pelo espetacular torneio de cargos públicos no Brasil, unindo Sarney e Lula, os partidos faliram. A saída é tentar apostar nas pessoas.

É preciso anotar

O PTB do Rio Grande do Sul fechou com o PT aqui no Estado, mas rompeu com o PT nacional. E assim outros partidos também estão fazendo alianças regionais contraditórias. Com isso, vai ser um desce e sobe em palanques de doer as pernas. Será preciso anotar para não se enganar na hora dos discursos; dependendo da cidade, o parceiro aqui pode ser inimigo ali.

José Cláudio Machado

A Câmara de Vereadores de Guaíba aprovou projeto de lei de autoria do vereador Manoel Eletricista (PPS), denominando o espaço do ex-camelódromo, no Centro de Guaíba, de Largo José Cláudio Machado. Baita cantor nativista, falecido em 2011, que encantou e emocionou a gauchada.

Mordedor Profissional

O goleador da Seleção do Uruguai, Luis Suárez, é mordedor profissional. Ele morde os colegas de profissão. Nesta Copa, a mordida no ombro do italiano foi a terceira que ele deu em um adversário. Está tudo registrado. Ele é dentuço, tem o formato da boca que facilita a mordida. É impressionante.

Foi justa a punição da FIFA. Depois das mordidas que ele já deu e depois de observar os seus dentões, quem vai querer chegar perto? Olhando pela TV, não parece tão assustador, mas imaginem antes da cobrança do escanteio, você está lá naquele empurra-empurra e de repente olha para o lado, o Suárez te mira e abre o bocão. Tá louco!

Conversa de Arroio

Quem mora perto do Arroio Passo Fundo, Zona Sul de Guaíba, seguidamente tem náuseas por conta do fedor. E, para piorar, as peças de metal estão oxidando nas proximidades. De vez em quando, acontecem reuniões com autoridades para discutir o problema. Conversa é o que não falta. Disseram que desta vez serão feitas análises de verdade da “água” para descobrir as causas da poluição e agir no combate. Ah!

Pastor Quirino

No dia 17 de junho, o Pastor Quirino foi absolvido pela Justiça. Ele coordenava a Cidade de Refúgio, uma instituição que tratava de dependentes químicos em Guaíba. Devido a uma denúncia, sem provas, entraram na instituição, liberaram as pessoas que estavam lá, sem lhes oferecer qualquer auxílio, e esculacharam o Pastor. Enfim, destruíram o lugar numa tacada. Na minha opinião, aquele episódio foi um dos maiores absurdos que já aconteceram nesta cidade. Que eu lembre, fui o único a defender o Pastor publicamente, considerando que antes de fazer o que fizeram era preciso dar a ele uma chance de se defender, era preciso ter provas. Essa semana, eu soube que o Pastor Quirino foi absolvido pela Justiça.

O que fazer?

A erva de passarinho está matando os plátanos no Calçadão da Beira. Se deixar como está, as plantas vão morrer; se podar de forma superficial, não vai adiantar nada; e se podar de forma radical, há uma chance de salvar as árvores de aproximadamente 80 anos. No entanto, poda radical significa deixar só o tronco e alguns galhos. Coisa horrorosa e polêmica.

A Secretaria do Meio Ambiente explicou as medidas possíveis e pede sugestões da população sobre qual o caminho a seguir. Vai ter de agir neste inverno. E aí?

Te prepara com a Kreuzpolka, Selomar Scheid, que os alemães estão chegando.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 28/6/14.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados