Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

16/06/2014 - 08h50min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Copa no Quintal

Eu gosto muito de Copa do Mundo. Gosto dos jogos, da movimentação das torcidas, da mistura de culturas, das cenas inusitadas, da criatividade, dos comentários, dos estádios. Gosto de tudo numa Copa do Mundo, até das lambanças.

Gosto da solenidade de abertura, dos hinos nacionais, das crianças entrando em campo com os jogadores, das ridículas fantasias. Mas acima de tudo eu gosto do futebol, das partidas entre craques. Que beleza, as matadas de bola, os chutes a gol, as defesas milagrosas, os dribles desconcertantes, as janelinhas e meias luas; os golaços. É demais!

E desta vez a Copa acontece em nosso País, em Porto Alegre, e, quem diria, com respingos em Guaíba. Visitantes de várias cidades brasileiras e do Exterior nos visitando, conhecendo a Casa de Gomes Jardim e um pouco da nossa história, curtindo a paisagem do Belvedere da Escadaria e bebendo cerveja na Beira. Quem poderia imaginar uma coisa dessas há cinco anos? Quem?

Não tenho certeza se os turistas virão assistir aos jogos aqui na Aldeia, mas acredito que virão passear de catamarã.

Tem Copa no nosso quintal, então vamos aproveitar, vamos curtir, aprender, trocar informações, receber bem os visitantes. Vamos comemorar. Confira o Editorial desta edição da Gazeta Centro-Sul.

Eu estou focado na Copa do Mundo, pessoalmente, na Praça Gastão Leão, e na frente da TV.

Sobre o Drama na Barra

Um leitor enviou mensagem, fazendo o contraponto sobre o texto que escrevi aqui na Coluna da semana passada a respeito da “cassação” do prefeito de Barra do Ribeiro. Os argumentos do leitor são interessantes, mas não vou me aprofundar, pois ele pediu para que seu nome fosse preservado. Quando isso acontece, se a argumentação é consistente eu comento, como estou fazendo, mas não aprofundo, considerando a possibilidade de dúvida de quem lê.

Resumindo. O leitor pondera nos seus dois e-mails que o TRE não reformou a sentença de primeira instância, que condenou o prefeito Luciano Boneberg e seu vice a perderem o cargo, e que a decisão da juíza está embasada em fatos e não em pressão política. Disse que faz as observações, pois entende que fui parcial ao entrevistar somente o prefeito. Eu explico.

Primeiro, não disse que o TRE reformou a sentença. Escrevi que derrubou a decisão da juíza da Barra, por meio de liminar. Acontece que a decisão em primeira instância determinava a saída imediata do cargo, o que foi rejeitado (derrubado) pelo TRE por meio de liminar. Eu sei que liminar não significa reforma de sentença. Não sou advogado, mas sou jornalista.

Segundo, ouvi o prefeito porque ele é o chefe do Executivo Municipal, eleito, e o principal envolvido no caso. Entendi que ele tinha o direito de se defender publicamente diante da bala de bazuca moral que recebeu no peito com a ampla notícia da cassação. No entanto, cabe à Justiça decidir, após o processo ter transitado em julgado, quem tem razão.

Terceiro, sou tão a favor da democracia que me preocupo sobremaneira com o respeito da vontade popular. Isso significa que me preocupo também com a possibilidade de fraude eleitoral, pois trata-se de desrespeito à democracia. Portanto, é preciso esperar a Justiça decidir, garantindo o amplo direito de defesa dos acusados.

Em relação à pressão política sobre o Prefeito Luciano, até quem mora no Congo sabe que é dureza. Entretanto, faz parte do jogo e certamente a Justiça sabe lidar com isso, tratando tudo com isenção. Vamos aguardar os resultados finais. E saibam que jamais faço comentários sem conhecer o fato abordado e que esta coluna está sempre aberta para opiniões contrárias a minha. Agradeço ao leitor de Barra do Ribeiro por ter enviado sua opinião, mesmo tendo solicitado a preservação de seu nome. Contribuiu para que eu fizesse o esclarecimento acima.

Situação Macabra

O espaço para novas sepulturas está acabando no Cemitério de Guaíba. Ver matéria nesta edição. Como Eldorado do Sul não tem cemitério, os mortos vizinhos são sepultados em Guaíba. Falta pouco para uma tragédia macabra: caixões empilhados na calçada a espera de vaga no Cemitério. Cruzes!

Já passou da hora do município de Eldorado do Sul ter seu próprio cemitério. Usam a água captada em Guaíba, o Cemitério, a Farmácia Básica, o PA... Mas o prefeito Sérgio Munhoz não quer alojamentos para os trabalhadores de obras realizadas em outros municípios dentro de seu território. Forte, essa!

Esqueceram do Guarany de Camaquã

O leitor Juarez Silveira, ex-morador de Camaquã e ex-jogador do Guarany Futebol Clube, que atualmente reside no Rio de Janeiro, registra que esqueceram de homenagear o Guarany nas festividades do sesquicentenário do Município. Ele enviou e-mail com foto da medalha que recebeu nas comemorações do centenário de Camaquã e sua ficha de inscrição no Clube.

Em conversa com o meu colega Catullo Fernandes, ele jurou agarrado na Cruz Jesuítica que irá lançar um livro sobre o sesquicentenário do Município, em julho, citando diversas entidades, inclusive os feitos relevantes do glorioso Guarany.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 14/6/14.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados