Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

14/04/2014 - 09h13min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Um Trabalho Importante

Eu estive na inauguração da Unidade de Estratégia de Saúde da Família Primavera/São Jorge e quero destacar a importância deste evento. Mas, antes, uma observação.

Há algum tempo não participo mais de assinaturas de protocolos de intenções para instalações de empresas que nunca chegam, também não participo mais de lançamentos de pedras fundamentais ou de visitas em terrenos baldios. A última vez que presenciei um teatro destes, lembro que o CEO da Terex, um senhor corpulento, foi içado de guindaste para ver o terrenão da Ford de cima, e a então vereadora Paula Paroli o presenteou com uma bergamota. Que trauma!

Voltando à Unidade de Saúde da Família, foi uma inauguração de verdade, o início efetivo de um serviço muito importante de prevenção e tratamento de doenças, o que certamente irá ajudar muito as famílias que moram nos bairros Primavera e São Jorge se funcionar conforme foi anunciado. Visitas domiciliares, atendimento sem fichas, encaminhamentos diretos para especialidades quando necessário. Este é um trabalho importante, que merece ser destacado e comemorado.

O dinheiro que veio

Já expliquei aqui na Coluna que não divulgamos mais na Gazeta Centro-Sul a destinação de verbas de emendas parlamentares para os municípios. A publicação acontece somente quando o dinheiro é depositado na conta do município, pois entre o que é anunciado em Brasília e o dinheiro na conta da Prefeitura tem um Banhado do Taim. No entanto, desta vez é preciso ressaltar que os R$ 500 mil de emenda parlamentar do então deputado Ibsen Pinheiro chegaram a Guaíba. O dinheiro foi investido na Unidade de Estratégia de Saúde da Família Primavera/São Jorge e na da Vila São Francisco: R$ 250 mil em cada. A solicitação dos recursos foi feita pelo vereador Ernani Alves, o Chacrinha, que na inauguração do Posto estava com o peito inflado, feito Balão da Maranata.

O Outro Lado

Alguns leitores que moram nos bairros do outro lado da BR-116, como Bom Fim, Columbia City, Vera Cruz, São Francisco, Pedras Brancas e Jardim dos Lagos, se queixam de abandono ou de tratamento diferenciado para pior, comparando com os bairros deste lado da BR.

Eu relutava em aceitar esta queixa, mas, aos poucos, na medida em que percorro a cidade, percebo que é verdadeiro este desequilíbrio de tratamento por parte dos governos Municipal e Estadual.

A Estrada Santa Maria segue abandonada e o mato toma conta de muitas calçadas e canteiros nas vias do Bom Fim. Na calçada da Escola Estadual Gastão Leão, onde havia uma cratera, denunciada pela Gazeta recentemente, a Prefeitura fechou o buraco, o serviço se resume a uma tapeação grosseira. Abrigo em parada de ônibus é raridade.

O escorpião me olha

Lembram que prometi aqui na coluna que comerei escorpião assado, usando tamancos e vestindo roupa chinesa, sob o Cipreste Farroupilha, quando sair da “fábrica Foton de Guaíba” o primeiro caminhão produzido na Aldeia? Lembram disso? Pois muitos já me disseram que eu vou ter de comer escorpião. Eu confesso que até andei pesquisando sobre onde encontrar este aracnídeo comestível, mas já começo a acreditar que não terei de passar por esse complicado desafio gastronômico.

O leitor Batista Brum, que está confiante na instalação da fábrica aqui na Aldeia, escreveu para dizer que virá de Porto Velho (Rondônia) só para assistir a cena. Será?

Depende do Governo do Estado

O tão aguardado e anunciado Parque Ecológico Morro José Lutzenberger depende apenas da liberação do Governo do Estado. Guaíba fez o dever de casa e aguarda que o Estado faça a sua parte e cumpra a promessa. Com a palavra, Mari Perusso.

Lixo de Grife no Morro

A Gazeta cobrou limpeza no Morro da Hidráulica e a Smama atendeu. Mas cabe ressaltar o tipo de lixo encontrado: garrafas de bebidas importadas. Isso significa que os porcos tem alto poder aquisitivo. Ver matéria nesta edição.

Convido os leitores a denunciarem à Secretaria do Meio Ambiente descartes de lixo nas esquinas. Chega de tanta imundície. Por outro lado, a Prefeitura tem que criar espaços para o descarte de caliças, galhos e móveis velhos.

Creche Consuelo Laviaguerre

A Câmara Municipal de Guaíba aprovou projeto do vereador Manoel Eletricista que dá o nome de Consuelo Laviaguerre à nova creche que está sendo construída no Parque 35.

Uma iniciativa bacana do Vereador Manoel, considerando o importante trabalho da educadora em Guaíba, principalmente em atenção aos mais humildes. Consuelo foi diretora do Colégio Estadual Cônego Scherer, no Parque 35, e secretária Municipal da Educação no Governo Collares.

Comprar no Município

Na semana passada, fiz chamado para que se compre na Aldeia. Acrescento que é preciso cuidar do atendimento.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 12/4/14.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados