Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

20/02/2017 - 23h37min

Esportes

Programa Gramados 2017

Compartilhar no Facebook

A Diretoria de Competições da CBF está realizando a segunda edição do Programa Gramados. Em 2016, foram padronizados 43 palcos das séries A e B do Campeonato Brasileiro, nas medidas oficiais da FIFA: 105 metros de comprimento por 68 de largura.

Desta vez, além de atuar nos gramados da Série C, totalizando 71 estádios, a CBF vai fazer um diagnóstico geral da iluminação de 54 destes, entregando projetos para atingir a luminosidade de 2.500 lux. Os locais que receberam jogos da Copa do Mundo de 2014 não estão incluídos nesa parte luminotécnica porque já alcançam os níveis desejados.

O levantamento da situação nos estádios será feito entre fevereiro e abril. Os relatórios com o panorama das dimensões e da iluminação estarão prontos em maio. Os gestores dos estádios - clubes e entidade governamentais - receberão os documentos e terão o apoio técnico para as mudanças necessárias.

Outra novidade de 2017 é o raio-x da qualidade do gramado das séries A, B e C, com análise da qualidade do solo. A engenheira agrônoma Maristela Kuhn vai monitorar e passar as recomendações para manejo, manutenção e melhoria da grama.

Copa Verde – A Competição Sustentável

Nessa sexta-feira, 17, o Palácio do Governo da cidade de Macapá, no Amapá, sediou o evento de lançamento da Copa Verde 2017, competição que reúne 18 clubes das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.

Dando continuidade à inédita iniciativa que promoveu a primeira competição sustentável do futebol brasileiro no ano passado, o campeonato levantará a bandeira do Carbono Zero, com ações de compensação das emissões de gás carbônico e de preservação do meio ambiente.

A Copa Verde 2017 vai reeditar o concurso de redações para estudantes sobre a conscientização ecológica e a presença nos jogos do Vermelhão (foto), mascote oficial do Campeonato inspirado na arara-vermelha-grande, animal ameaçado de extinção e encontrado em Estados onde estão sediados os clubes participantes do torneio.

Sucesso em 2016, a troca de garrafas PET por ingressos para os jogos do Campeonato vai continuar. No ano passado, mais de 13 mil ingressos foram trocados e quase duas toneladas de garrafas PET encaminhadas para quatro diferentes cooperativas do Movimento Nacional de Catadores de Resíduos.

Preservação do meio ambiente e tecnologia se uniram para facilitar a troca dos ingressos e garantir inovação à Copa Verde. A máquina Retorna Machine permitiu aos torcedores, em pontos estratégicos de cidades-sede de jogos, retirar os ingressos após inserir latas de alumínio e garrafas PET no equipamento.

Fica o exemplo a ser seguido.

Publicado em 21/2/17.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados