Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 20 de abril de 2024

21/12/2020 - 10h09min

Espaço do Sim

Compartilhar no Facebook

enviar email

Plante, Prefeito Maranata!

Em primeiro lugar, o parabenizo por conquistar a oportunidade de servir ao município de Guaíba pelos próximos quatro anos. Votos de muita inspiração, eficácia na gestão e colaboração da comunidade.

Gosto muito de apreciar árvores, e observo o benefício que um bairro arborizado traz em termos de beleza, bem-estar, espaço para os pássaros, sombra, regulação do clima... Além de aumentar o valor imobiliário das casas.


Me veio a ideia de brincar com a questão de plantar e colher dentro do mandato. Em quatro anos, novas árvores colocadas pela cidade já estariam estabelecidas e seriam uma demonstração muito concreta e visível da ação pública positiva. Bem-estar não tem ideologia, agrada a todos.


Tempos atrás, assisti palestra de uma pessoa ligada a uma empresa de poda e retirada de árvores, que alertava para a necessidade de boa orientação para o planejamento de arborização urbana. Deu o exemplo do Fícus, que é uma planta que cresce muito e tem raízes muito agressivas. Era a maior causa dos seus serviços de retirada, pois danificava esgotos, calçadas, muros... Foram plantadas com boa vontade, mas as consequências foram danosas. Então, é preciso uma boa orientação.


Descobri a SBAU, Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (sbau.org.br) criada em 1992, em Vitória, como uma fonte de orientação.


Sei que é fácil dar ideia para gastar dinheiro público, então deixo como alternativa mais econômica, a Prefeitura apenas liderar um movimento de arborização, dando orientação e incentivo. E, se houver orçamento (ou parceria), oferecer mudas adequadas. Uma relação de custo/benefício mais acessível para as contas públicas.


É uma ação que beneficia Guaíba e reverbera por todo planeta. Fica a sugestão! Com votos que superemos a pandemia e, dentro do possível, tenhamos um ótimo 2021! Com Guaíba mais verde!


Boa gestão, prefeito!

Joaquim Mello

[email protected]

Publicado em 18/12/20.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados