Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 23 de abril de 2024

23/11/2020 - 09h46min

Espaço do Sim

Compartilhar no Facebook

enviar email

Eleições

É o tema que nos chega por todos os lados neste momento. Remete a política. Do grego: ????????? / politikos, significa "algo relacionado com grupos sociais que integram a Pólis". E qual é o alvo, o foco de todos os partidos e de todos os políticos, pelo menos no discurso? O Bem comum. Para uma vida feliz na polis, cidade, comunidade. Mesmo que com escolhas de caminhos, crenças, diferentes.

Ouso reforçar que todos estamos unidos pelo desejo do bem comum. E aí podemos fazer o exercício de volta, da vida pública coletiva até a vida privada, individual, para que se possa averiguar, avaliar, como é a nossa conduta em relação ao bem comum. E vamos descobrir um universo imenso de possibilidades, que no fundo, vai definir o público e o coletivo de novo. Como elejo, como escolho, onde foco o “voto” da minha atenção e a minha energia.

Desde as palavras que uso, o respeito pelo semelhante, se posso contribuir em algo, como cuido do lixo da minha casa, até a comida que seleciono, que vai influenciar na saúde, como ganho e como gasto meu dinheiro, se cuido dos ambientes comuns que desfruto, como praças, ônibus, escolas, os locais onde trabalho...a energia de fundo de todas ações humanas, a própria sustentação do bem comum é o amor. E o amor é uma energia que irradia comunhão, unificação...

Esta vigilância interna sobre nossos atos também vai ajudar a identificar qual governante está mais comprometido, de fato, com o bem comum. Para que receba nosso voto e nosso apoio para ocupar as posições de comando público na sociedade.

É um fato estatístico que não conseguimos ser totalmente bons ou totalmente maus. Logo, mesmo que algum candidato que não conte com nossa simpatia tenha ganhado as eleições, ainda assim ele fará ações úteis para o bem comum. Posso me alinhar por aí e agir em colaboração às ações que concordo, evitando o desgaste do pensamento e ações vingativas e de oposição destrutiva.

Faço votos que todos, vencedores e derrotados nas eleições políticas, estejam unidos para a construção do bem comum. Eleger o bem comum é, em primeiro lugar, uma escolha, um compromisso individual. Uma ótima semana!

Joaquim Mello

[email protected]

Publicado em 20/11/20.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados