Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

14/11/2019 - 15h47min

Espaço do Sim

Compartilhar no Facebook

enviar email

Trabalhar pode ser celebrar a Vida

No sábado, 9 de novembro, estive envolvido em registrar celebrações de vida das 8h às 23 horas. O cansaço físico foi totalmente recompensado pela admiração de relações cheias de alegria, esperança, partilha.

Iniciou com duas provas de toga, do Curso de Direito da PUC/RS. Famílias aproveitam para registros com os filhos. Fernando, ex-aluno do Colégio Anchieta, que acompanho desde a pré-escola, e Isabela, que fotografo desde seus primeiros anos. Já é um presente ser lembrado por famílias que convivo há tanto tempo. Vínculos de afeto e confiança que muito me honram. Ver a alegria de todos na conquista do diploma, que é uma construção de toda família.

Depois, fui a um aniversário de 90 anos. Chego cedo e escuto que D. Norma diz que não é aniversario, é um encontro de família. Fazia 18 anos que não havia um encontro com tanta gente. E os abraços e sorrisos de cada um que chega legitima o desejo da aniversariante. Deixo um colega fotógrafo terminando a festa e vou para uma sinagoga.

O batmitzva da Beatriz. Novamente um ambiente pleno de amor e afeto. Gerações são convocadas ao altar para abençoar a jovem que se torna adulta aos 12 anos. Depois da cerimônia, na festa, no momento do acender das 12 velas, parte da tradição, suas falas de fato já apontam uma maturidade de quem será uma estruturada e saudável adulta. Festa já quase encerrando, observo que a mãe sentou para comer algo e ofereço de mostrar as imagens no display da máquina. Ela aceita. Exclamações espontâneas de satisfação, divertimento, emoção, riso... Me informam que ela gostou do resultado. Ao final ela está com os olhos úmidos e com aquele tipo de sorriso de quem estava em outra dimensão.

O denominador comum é o querer bem, o amor, o ofertar de si, celebrar a Vida, e assim a humanidade vai evoluindo. Tomo esta minha história pessoal para convidar a todos que se relacionam com pessoas, para darem o melhor de si. Não sabemos quando será nosso último dia. Enquanto este dia não chega, que aproveitemos cada oportunidade de celebrar a vida em cada pequeno gesto, escolhendo o afeto, a consideração, a escuta interessada. Assim fica mais fácil cruzar em meio as ditas crises, cheios de confiança que o mundo está melhorando, e que estamos fazendo a nossa parte. Ótima semana!



Joaquim Mello

[email protected]

Publicado em 15/11/2019.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados