Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 23 de abril de 2024

16/08/2019 - 15h06min

Espaço do Sim

Compartilhar no Facebook

enviar email

Obrigado, Pai

Trabalho como fotógrafo em um colégio católico, e durante este mês estou fotografando perto de 3000 alunos com seus pais, em celebrações oferecidas no colégio. É muito emocionante. Cada equipe de série do colégio oferece uma vivência de carinho e consciência da paternidade que cria um ambiente onde quase se toca no amor irradiado.

Cada celebração conta com a benção de um dos padres do colégio, e um deles costuma fazer uma condução muito simples e muito importante: lembrar de uma vivência entre os dois, pai e filho(a), que foi muito importante e contar um para o outro. Isto cria uma atmosfera de uma conexão entre almas muito forte. E o abraço que segue assume um significado profundo.

Realmente recomendo que visitem na memória seus bons momentos com seu pai e, se ainda for possível, compartilhem com ele. Às vezes, esta mensagem pode ser mais impactante que presentes comprados para o dia dos pais. E ter a coragem e naturalidade para expressar é uma experiência poderosa.

Tive sorte de ter um pai que me cuidou e amou. Com problemas, como todo ser humano. Tenho também minha experiência de pai, com filhos que já tem filhos. Filtrei qualquer divergência com a memória de meu pai, e sobrou um manancial de valores e virtudes que me fazem pensar se consegui cuidar dos meus filhos com o mesmo zelo. O exemplo foi nutriente. Quando o destino nos oferece a ausência do pai, tem uma chave para nos reconciliarmos: saber que cada um sempre oferece o que pode. Às vezes, isso pode significar abandono, eventualmente violência. Então, aumenta o desafio para este filho ou filha desenvolver um sentido de gratidão pela Vida recebida através deste pai e olhar com compaixão e aceitação para este ser atrapalhado, que talvez também não tenha recebido carinho; não sabia oferecer.

Desafiar-se a oportunizar para seus próprios filhos, cuidado, amor, presença e respeito. Lembrar de também cuidar de si mesmo. O melhor que um pai pode fazer por um filho é ser feliz, dar o exemplo. Gratidão ao meu pai, ao seu pai. A você como pai, aos que serão pais.
Ofereçamos nosso “Sim à Vida”! A comunidade humana agradece. Abraços!

Joaquim Mello

[email protected]

Publicado em 17/8/2019.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados