Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

18/04/2019 - 14h23min

Espaço do Sim

Compartilhar no Facebook

enviar email

Páscoa

Você sabe como é calculada a data da Páscoa, já que é móvel e muda ano a ano? Normalmente escutamos que é 40 dias depois do Carnaval, o que gera a pergunta seguinte: como é calculado o Carnaval? Na verdade, o Carnaval é que é 40 dias antes da Páscoa, e esta é comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio da primavera no hemisfério norte, ou outono no hemisfério sul.

Isso traz reflexões interessantes, já que a Páscoa é a celebração da ressurreição de Cristo, ocorrida depois da morte: como pode esta data ser móvel? O nascimento não é sempre 25 de dezembro? Talvez o significado seja mais simbólico do que factual.

A primavera é a estação do renascimento. Esta é uma narrativa do hemisfério norte, e curiosamente, a força arquetípica deste mito vale para os povos do sul, também. Saindo do inverno, onde a vida parece recolher-se, a primavera traz a esperança e possibilidades de uma nova oportunidade de desenvolvimento, de crescimento, de vida; uma ressurreição. Mesmo o símbolo do ovo, que tem uma aparência estática, aparentemente morta, contém uma vida que surgirá dali, mais um símbolo de ressurreição.

A lua é conhecida por influenciar marés. Seu campo gravitacional atua em especial sobre os líquidos. Lembrando que nosso corpo contém 70% de líquidos, nosso corpo e nossa psique também são afetados, aumentando nossa sensibilidade. A lua cheia da Páscoa traz esta oportunidade de refinar e aguçar nossa sensibilidade.

Aos que tem uma prática religiosa junto a igrejas ou cultos, votos de profundo encontro com sua luz interior nas suas cerimônias. Aos que não frequentam, votos de que reservem algum momento a sós e escolham o que deixar morrer e o que fazer renascer melhor e mais pleno nas suas vidas.

Feliz Páscoa! Feliz Renascimento! Feliz Sim à Vida!

Joaquim Mello

[email protected]

Publicado em 20/4/2019.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados