Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Tera-feira, 25 de junho de 2019

18/04/2019 - 14h23min

Espaço do Sim

Compartilhar no Facebook

enviar email

Páscoa

Você sabe como é calculada a data da Páscoa, já que é móvel e muda ano a ano? Normalmente escutamos que é 40 dias depois do Carnaval, o que gera a pergunta seguinte: como é calculado o Carnaval? Na verdade, o Carnaval é que é 40 dias antes da Páscoa, e esta é comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio da primavera no hemisfério norte, ou outono no hemisfério sul.

Isso traz reflexões interessantes, já que a Páscoa é a celebração da ressurreição de Cristo, ocorrida depois da morte: como pode esta data ser móvel? O nascimento não é sempre 25 de dezembro? Talvez o significado seja mais simbólico do que factual.

A primavera é a estação do renascimento. Esta é uma narrativa do hemisfério norte, e curiosamente, a força arquetípica deste mito vale para os povos do sul, também. Saindo do inverno, onde a vida parece recolher-se, a primavera traz a esperança e possibilidades de uma nova oportunidade de desenvolvimento, de crescimento, de vida; uma ressurreição. Mesmo o símbolo do ovo, que tem uma aparência estática, aparentemente morta, contém uma vida que surgirá dali, mais um símbolo de ressurreição.

A lua é conhecida por influenciar marés. Seu campo gravitacional atua em especial sobre os líquidos. Lembrando que nosso corpo contém 70% de líquidos, nosso corpo e nossa psique também são afetados, aumentando nossa sensibilidade. A lua cheia da Páscoa traz esta oportunidade de refinar e aguçar nossa sensibilidade.

Aos que tem uma prática religiosa junto a igrejas ou cultos, votos de profundo encontro com sua luz interior nas suas cerimônias. Aos que não frequentam, votos de que reservem algum momento a sós e escolham o que deixar morrer e o que fazer renascer melhor e mais pleno nas suas vidas.

Feliz Páscoa! Feliz Renascimento! Feliz Sim à Vida!

Joaquim Mello

[email protected]

Publicado em 20/4/2019.

Últimas Notícias

Espetacular a exposição de carros antigos que acontece neste domingo no Centro de Guaíba. Evento segue até as 17h.

Tiro na Câmara de Vereadores de Guaíba. Confira na versão impressa.

Secretário de Mobilidade Urbana de Guaíba, Alex de Oliveira, foi demitido depois de seis meses no cargo.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2019 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados