Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 29 de mar�o de 2024

17/12/2018 - 14h03min

Espaço do Sim

Compartilhar no Facebook

enviar email

Renda Básica Universal

Pois este é um tema interessantíssimo, que vai na contramão dos discursos de escassez da previdência social pública. Pode ser uma das maiores revoluções positivas da civilização humana. O pagamento de uma renda básica para cada ser humano, sem contrapartida.

A primeira vez que escutei, eu próprio ridicularizei a proposição. Depois, mudei. Curiosamente, as grandes ideias passam por este roteiro: são ridicularizadas, são combatidas e depois consideradas obvias. Férias passaram por estes passos.


Qual valor deste salário? Algo básico que providencie um mínimo de dignidade: alimentar-se, ter um teto. Além disto, ficaria por conta da iniciativa e esforço pessoal. Estão embutidos os conceitos de liberdade e possibilidade de desenvolver a criatividade e a verdadeira vocação, buscar a felicidade.

A pobreza é extremamente cara, no sentido de gerar doenças, delinquência, falta de educação, baixa qualificação profissional, portanto, baixa produtividade. Com apoio, uma criança bem cuidada é a maior riqueza para uma nação.

Este tema já apareceu em 1797, com o americano Thomas Paine e, recentemente, com o americano Joseph Stiglitz e o Frances Thomas Piketty.

Desde 1982, todos os setecentos mil moradores do Alaska recebem em torno de U$ 1.022,00 mensais, fruto de royalties do petróleo. Portanto, falamos de fatos, não de mera teoria.

A temida vinda das automações via inteligência artificial vai economizar tantas horas de trabalho e torná-lo tão eficiente, que cuidar da família humana será apenas uma decisão lógica dos dirigentes. Automação será solução e não problema. Os problemas do futuro contarão com as possibilidades do futuro. Sou otimista. Pesquise este tema no Google e surpreenda-se com os vários países que já estão avançando nesta prática. Entre eles, Holanda e Finlândia. Procure as melhores possibilidades da Vida e encontre o melhor.

Votos de um 2019 cheio de superações e felicidade!

Joaquim Mello

[email protected]

Publicado em 15/12/2018.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados