Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quarta-feira, 20 de maro de 2019

19/11/2018 - 14h01min

Espaço do Sim

Compartilhar no Facebook

enviar email

Negócios de Impacto Social

Assisti neste 14 de novembro, o 1° Encontro de Negócios de Impacto Social Sebrae Unisinos.

Negócios de impacto social são ações de empresas que oferecem, de forma intencional, soluções escaláveis para problemas sociais da população de baixa renda, com ganhos financeiros. Realmente, uma revolução do bem.

As milhares de pessoas que desejam agir para encontrar soluções para melhoria da qualidade de vida e sustentabilidade ambiental, agora estão recebendo instrução, mentoria, capacitação e mesmo financiamento para desenvolverem seus negócios.

Ufrgs, Unisinos e PUC-RS estão engajadas neste incentivo. Diferente de filantropia, voluntariado e ONGs sem fins lucrativos, estes negócios visam dar um retorno financeiro aos empreendedores, sem desviar do foco de resolver problemas sociais e/ou ambientais. Em 2014, quando começou aqui no Brasil, quase não existiam conceitos, práticas, exemplos a serem estudados e seguidos; agora, estão se proliferando com êxito por todo País. Realmente, gera um sentimento de otimismo muito forte.


Dias antes, fui a Feira do Livro de Porto Alegre com meu filho receber um autografo de um amigo dele, o autor Vinicius Mendes Lima, que escreveu “Canvas das Favelas”: o método responsável pela abertura de 2000 negócios a baixo ou zero custo. Um exemplo notável de empreendimento de Impacto. Ele desenvolveu um método de formação de plano de negócios. Com um treinamento de até 30 dias, tem deixado 70% dos alunos gerando renda já a partir do fim do curso. Esta metodologia está sendo aplicada em vários países.

Recomendo fortemente que vejam este exemplo através do site www.agenciabesouro.com - Você verá muitos vídeos com depoimentos e exemplos. Como disse uma das empreendedoras que falou no encontro da Unisinos, entre fazer o bem e ganhar dinheiro, ela escolheu os dois. O Vinicius é um exemplo muito bem-sucedido deste conceito/prática. Espere o melhor, encontre o melhor. São milhões os que preferem dar um Sim a Vida! Ótima semana!



Joaquim Mello

[email protected]

Publicado em 17/11/2018.

Últimas Notícias

Novo site da Gazeta Centro-Sul deverá entrar no ar entre março e abril deste ano.

Projeto de mineração de carvão em Eldorado do Sul gera preocupação de moradores.

A advogada Paula Almeida foi nomeada diretora de Licenciamento Ambiental de Guaíba.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2019 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados