Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

17/09/2018 - 14h10min

Espaço do Sim

Compartilhar no Facebook

enviar email

Foque naquilo que depende de você!

Imagine-se como um refugiado de guerra. Você está caminhado há dias. Sua casa, família, pertences... tudo destruído. Você está exausto, come quase nada, dorme no chão e pouco, não lembra do último banho que tomou. Tudo é medo e incerteza, seu poder sobre o destino é bem pequeno, mesmo que você faça o seu melhor, neste momento você depende mais de fatores externos...

Agora, volte aí para o local aonde você está lendo este texto. Você dormiu a noite passada em segurança, aquecido e tranquilo? Você acordou e pode tomar um revigorante banho? Fez boas refeições hoje? Você convive na família, trabalho, escola, ou comunidade com pessoas que você gosta e que gostam de você? Veja o quanto você tem a agradecer e celebrar. Este sentimento energizante de gratidão é até um ato de respeito com todos aqueles que não desfrutam destas oportunidades. E, também, um compromisso de ser um colaborador ativo na manutenção de uma sociedade saudável e com oportunidades como as suas. Você pode ter controle sobre sua vida, sobre suas escolhas.

A psicosfera, o ambiente emocional do Brasil em função do período eleitoral está de tal forma turbulento que pode tirar seu equilíbrio, pode fazer com que você perca o foco da sua essência e o faça se sentir deprimido, revoltado, contrariado, com raiva... Só que isto não ajuda em nada sua experiência de viver com alegria, dignidade, saúde e utilidade. A raiva é como tomar veneno esperando que o outro morra. Prejudica sem ganho algum.

Faça sua escolha de candidato, vote baseado nos seus valores e desejos para um Brasil bom para todos. E aceite o eleito, aceite as regras do Estado democrático. Independentemente do resultado, invista na sua formação cultural, profissional, espiritual. Ensine valores elevados para seus filhos, dê o exemplo, honre seus compromissos. Deixe um legado. Ofereça seus talentos. Porque a Nação é a soma da atitude de seus cidadãos. Mantenha seu elo desta grande corrente de brasileiros firme e forte. Isto é esperar menos de uma liderança externa e mais liderar a si mesmo. Para qualquer resultado eleitoral, sempre seu maior compromisso será naquilo que depende de você, sua consciência, sua parcela de colaboração para a construção de um Brasil melhor. Ótimo e reflexivo final de semana!



Joaquim Mello

[email protected]

Publicado em 15/9/2018.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados