Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 20 de abril de 2024

21/08/2017 - 10h55min

Espaço do Sim

Compartilhar no Facebook

enviar email

Time que está ganhando é que se mexe

Quando escutei esta frase, pensei que a palestrante tinha se enganado. Sempre escutei o oposto – Time que está ganhando, não se mexe.

A argumentação dela fez muito sentido. Quando o time está ganhando, está forte, normalmente significa que a estrutura toda onde está inserida, está saudável, e, inclusive, com alguma reserva de energia, recursos, tempo, dinheiro, parceiros... que oferecem a oportunidade de ousar, fazer mudanças realmente criativas e inovadoras sem correr riscos muito ameaçadores. Porque se algo der errado, será mais fácil reconquistar o patamar de vantagem.

Agora, pense o contrário. Quando o time está perdendo, cada necessidade de ajuste é um pânico. E se der errado? A dúvida, o medo, se tornam barreiras enormes. As decisões se tornam mais frágeis, mais ambíguas. As cobranças internas e externas sobre o erro são mais contundentes. Faz sentido?

Este tema está totalmente conectado com um dos nossos principais inimigos: a zona de conforto. Quando nos sentimos bem, relaxados, satisfeitos, confiantes... vamos amolecendo, acreditando que alcançamos o equilíbrio eterno. Só que a pedagogia da vida nos ocupa com desafios. E é melhor estar permanentemente em processo de melhoria contínua, usufruindo das coisas boas e se preparando para os desafios que se aproximam, mesmo que não os vejamos. O trabalho vai bem, família com saúde, sem dívidas... ótimo. Cuida para evitar os 10 quilos a mais que vão cobrar ali na frente em pressão alta, algum problema de articulação, diabetes... Sobrou algum dinheiro? Que tal poupar algo? Os filhos pequenos são uns pequenos anjos. Está se preparando para as mudanças da adolescência? Sua vida está bem. Tem algum familiar, amigo ou vizinho que está precisando de um pouco de calor humano? O mundo é redondo. Pode inverter a qualquer momento. Ofereça quando você está mais disponível.

Viaje no tempo uns 20 anos para frente. O que será muito bom que aconteça lá, que necessita um início agora? Cuidados com a saúde é um dos itens importantes.

Cuide de você, cuide do seu entorno, celebre o hoje, ouse mudar quando não parece urgente, amplie sua consciência permanentemente em direção ao melhor, ao seu melhor. Você sabe qual é. Ótima semana!

Joaquim Mello

[email protected]

Publicado em 19/8/2017.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados