Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 20 de abril de 2024

22/05/2017 - 11h15min

Espaço do Sim

Compartilhar no Facebook

enviar email

Delicadeza

Escrever uma coluna que chama Espaço do Sim é um presente. Ativa um exercício permanente de buscar o positivo, o inspirador, as possibilidades que dependem mais da nossa própria vontade.

Dirigindo o carro, me surgiu na mente esta palavra “delicadeza”. Assim, sozinha. Como que uma resposta sussurrada ao desejo de inspiração. Talvez influência das tantas situações vistas, ouvidas, sentidas que relembram o dia das mães. Mães são mestras na arte da delicadeza.

Ampliando o conceito, o sentimento agregado, me dei conta de que certas palavras são mais “largas”, mais “profundas”, mais “intensas” do que outras. São grandes, são grandiosas.
Delicadeza é uma delas. Começou a fazer mais sentido esta inspiração. Continuando a viagem semântica, me dei conta que um gesto, uma ação delicada, acontece com profunda atenção. O cuidado de um bebê, oferecer alimento, um procedimento cirúrgico, a execução de uma música ou desenho... A distração está ausente. Gestos sutis, sensíveis, atentos... delicados. Também silencio interior, foco, sintonia, empatia, escuta e uma unificação com a ação parecem condições para que haja delicadeza.

Seria a delicadeza também condição para a intimidade? Conseguimos a permissão para acessar os sonhos, os medos, os desejos do outro (ou nosso próprio) sem delicadeza? Movimento entre instinto e intuição. A experiência de estar inteiro, ali, no gesto, na interação, na expressão de um fluxo de energia que tem uma ligação com o mistério, com o sagrado, por que sai do tempo relógio e acontece no tempo Vida, tempo totalidade, normalmente incluindo uma sensação de plenitude e alegria.

Desejei uma inspiração para a coluna, uma reflexão que me deixasse feliz em compartilhar neste espaço deste querido jornal, e assim, de repente, uma palavra surgiu, e por ela insights novos para mim, e espero que inspiradores também para você que está lendo agora.

Fez algum sentido para você? Caso sim, quer enviar um e-mail com sua percepção? Colunas de jornal, acabam tendo uma característica de monólogo. Fica faltando o sabor do diálogo.

E que o exercício da delicadeza nos fortaleça para o Sim a Vida! Ótima Semana!

Joaquim Mello

[email protected]

Publicado em 20/5/2017.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados