Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Segunda-feira, 24 de abril de 2017

17/04/2017 - 10h45min

Espaço do Sim

Compartilhar no Facebook

enviar email

Quando você escolhe um futuro, este futuro também escolhe você

Em três minutos e 33 segundos, o biólogo inglês Ruppert Sheldrake explicou, de maneira muito interessante, possibilidade do título desta coluna. O título do vídeo é: Consciência, tempo e espaço.

Começa mostrando que quando olhamos para uma estrela estamos também nos projetando para o passado, pois a luz pode estar chegando de muitos anos atrás, pela distância. Mas, ainda assim, nos conectamos com a estrela. E daí ele levanta a questão: Qual a direção em que a causalidade da consciência funciona? Estamos acostumados com a causalidade do passado ao presente, como o choque de uma bola de bilhar em outra que a faz movimentar, e também nossos hábitos e memórias que geram a percepção de causalidades que vêm do passado. Ele propõe que a consciência envolve um tipo diferente de causalidade. Que esta causalidade funciona desde o futuro na direção oposta. Funciona a partir de uma região de possibilidades. Futuros possíveis em direção ao presente. Algo como a realidade física se movendo nesta direção, se encontrando no presente. Diz que na Física Quântica este fenômeno se chama colapso de onda, gerando mudanças nas possibilidades.

De acordo com a Física Quântica, afirma, as possibilidades estão se espalhando a todo momento. Podemos perceber por nós mesmos este fato, pois a cada momento estamos tendo muitas possibilidades de escolha.

Na consciência reside o conjunto das possibilidades que ainda não aconteceram. E por que isto não é igual a realidade? Porque vive no reino das possibilidades que estão sempre no futuro. Então, quando tomamos uma decisão, fazemos escolhas entre possibilidades, atividade de decidir, que é uma função primária da consciência. Ao fazer determinada escolha, esta opção está escolhendo coisas no futuro, e isto está influenciando o presente. Esta influência está fluindo do futuro em direção ao presente na direção oposta aos outros tipos de causalidade. Assim quando escolhemos determinado futuro, também estamos sendo escolhidos por este conjunto de possibilidades.

Fantástico! Vivemos realmente em uma época cheia de oportunidades de aprendermos mais sobre o viver, de aprendermos a ser os protagonistas da nossa própria história.

Sugiro fortemente que escrevam nas suas barras do Google: Ruppert Sheldrake consciência tempo e espaço - e se deliciem com esta criatura que abre portas importantes na compreensão da Vida, tornando mais fácil e possível experienciarmos uma profunda sensação de Sim à Vida! Tema totalmente relevante para este final de semana de Páscoa. Renascer na Vida. Ampliar a consciência! Votos de feliz Páscoa, feliz renascimento!

Escolhamos ser o melhor que possamos ser, independente das questões externas. Nossa alma está no comando. Votos de inspiração e criatividade!

Joaquim Mello
[email protected]
Publicado em 14/4/2017.

Últimas Notícias

Ladrão mata o comparsa e se entrega na DP de Guaíba.

Camaquã comemora os 153 anos de emancipação com intensa programação cultural.

Guaíba está revisando o seu Plano Diretor. Leia na versão impressa deste fim de semana.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2017 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados