Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

20/03/2017 - 13h10min

Espaço do Sim

Compartilhar no Facebook

enviar email

O que fazer com o que fazem conosco?

Esta é uma das maiores chaves da liberdade humana. Mesmo quando tudo parece adverso, ainda nos sobra a liberdade de escolha sobre o que fazer com a adversidade. Me ocorre pelo menos dois exemplos, Nelson Mandela (27 anos preso) e o ex-presidente do Uruguai, José Mujica (14 anos preso), que saíram da prisão para liderar seus povos, seus países. Transformaram adversidade em força.

No início do Século 20, a projeção do crescimento das metrópoles mostrava um momento de impossibilidade de gestão dos excrementos dos cavalos nas ruas. Parecia algo sem solução, quando surgiu a fábrica da Ford com seus veículos à gasolina.

Estou trazendo estes modelos de quebra de paradigmas (prisioneiros que se superam, tecnologias que solucionam...) para procurar escolher o otimismo diante rapinagem que a Presidência da República está fazendo com a população. Algo novo precisa acontecer. 49 anos de contribuição ininterrupta com idade mínima de 65 anos para aposentadoria significa trabalhar desde os 16 anos sem nunca ficar desempregado. Não parece razoável. As vísceras do Brasil estão ficando à mostra com a Operação Lava-Jato, na relação corrupta dos políticos com as empreiteiras. E a relação dos bancos com os políticos? Seria a chance de a sociedade civil colocar foco e esclarecimento nesta relação que acaba sendo o motivo do arrocho – pagar dívidas – e fazer deste limão, uma limonada? Aumentar a faxina na corrupção?

Ou quais oportunidades trazem este nosso momento histórico?

Exercitar a reflexão de possibilidades de vida em sociedade, com mais qualidade e afetividade, que foi o que fizeram Mandela e Mujica, que nisto encontraram realização prática e felicidade? Acredite: você que está lendo isto agora pode ter um papel decisivo em trazer novas soluções. Por que não? Todas mudanças começaram na mente de alguém. Questione-se! Ouse! Aja!

Escolhamos ser o melhor que possamos ser, independente das questões externas. Nossa alma está no comando. Votos de inspiração e criatividade!

joaquim Mello

[email protected]

Publicado em 18/3/17.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados