Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 16 de abril de 2024

21/11/2016 - 13h46min

Espaço do Sim

Compartilhar no Facebook

enviar email

Procuro um Partido (Inteiro) de “centro-acima”

De certa forma, no sistema político que estamos inseridos, só ouvimos sobre direita e esquerda. E passamos nossa vida tendo de escolher entre duas possibilidades que não têm trazido o bem comum a que se propõe. Pensando sobre isto, fiquei imaginando uma alternativa. Pois um traço que estas duas opções - direita e esquerda - têm em comum é de serem organizadas em função do controle da economia, da escassez. Um pelo mercado, outro pelo Estado. Dinheiro e recursos econômicos são meios, não são fins. A Vida é a finalidade maior.

E se a organização social e política fosse em função do propósito da Vida? Teríamos uma pista nos ideais da Revolução Francesa? Lá apareceu a ideia de Liberdade- Igualdade-Fraternidade como fórmula para uma boa vida em sociedade. O capitalismo foca na liberdade, o socialismo na igualdade. Estaria faltando experimentar um sistema político focado na fraternidade? Seria uma terceira alternativa? Unificaria os três conceitos? O dicionário nos informa: Fraternidade: amor ao próximo, afeto de irmão para irmão. Parece que embasa um ambiente mais transcendente, mais espiritual. Fundamentaria um partido de “centro-acima”?

As grandes tradições religiosas e filosóficas apontam para a Unidade da Vida, algo além do tempo e espaço. Mesmo a física moderna tem trazido a ideia de um campo interconectado de energia que une tudo. E dizem ser possível a experiência individual desta Unidade.

Ouso dizer que já existem muitos milhões de seres humanos inseridos neste partido de “centro-acima”. São todos os que agem para o bem comum com este espírito de fraternidade. Já existem muitas pessoas que agem na frequência da abundância do amor.

Quem sabe este partido já esteja ativo no coração das pessoas que agem pelo bem? Quem sabe este partido nem precise de diretórios, eleições...? Escolho a crença que a família humana vai evoluir para uma vida de abundância para todos. Façamos nossa parte, hoje! Celebremos cada oportunidade de praticar a fraternidade com sentimento de paz. Sejamos membros permanentes deste partido; membros deste Inteiro. Abraço!

Joaquim Mello

[email protected]

Publicado em 19/11/16.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados