Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 29 de mar�o de 2024

22/08/2016 - 09h02min

Espaço do Sim

Compartilhar no Facebook

enviar email

Jogos Olímpicos, Kaizen, Magis

Os Jogos Olímpicos representam a ponta da pirâmide da melhor performance física, emocional e mental da espécie humana reunidas. Treinos exaustivos, dor física, muitas vezes pressão psicológica, concentração mental. Foco em ser o melhor do mundo no esporte escolhido. E para quem ganhou o ouro, quem está em primeiro, qual o próximo passo? Ainda assim, continuar se superando, melhorar a performance.

E aqui temos um princípio que podemos usar para procurarmos melhorar sempre. O ponto de partida é como estamos hoje; como e em que podemos melhorar amanhã? Um processo vivo.

Dois conceitos reforçam esta atitude, esta filosofia de vida. Um deles é o conceito de Kaizen, surgido no Japão após a segunda grande guerra. Hoje melhor que ontem, amanhã melhor que hoje. Para o kaizen é sempre possível fazer melhor, nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada. O sistema de produção Toyota é conhecido pela aplicação deste princípio.

E Magis, uma expressão surgida por Santo Inácio de Loyola, fundador da Ordem dos Jesuítas (1540), significa mais ou melhor. Não melhor que os outros, mas melhor que si mesmo. Para a maior glória de Deus. Uma filosofia de fazer melhor para Cristo, fazer mais para os outros. "O que já fiz para Deus? O que estou fazendo para Deus? O que mais posso fazer para Ele?" A palavra sonho, aspiração pode ser colocada no lugar de Cristo, se você preferir, e ainda assim será um impulsionador para um movimento permanente de aprimoramento.

Acredito que um dos legados dos Jogos Olímpicos é este convite para o auto-aprimoramento. Quando vencemos um obstáculo pessoal; quando um foco, um esforço entrega um resultado desejado; quando fazemos a diferença no nosso ambiente pelo exemplo experimentamos um estado de satisfação, de alegria e de confiança que lembra a vitória olímpica. Nossa vitória, aquilo que é relevante na nossa trajetória pessoal, nosso Olimpo particular.

Minha gratidão aos criadores da wikipedia que está disponível na internet para ajudar a alargar nossa compreensão de mundo e me auxiliou a buscar fazer algo de valor hoje através desta coluna. Meu exercício de kaizen, ou Magis de hoje. Abraço!

joaquim Mello

[email protected]

Publicado em 20/8/16.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados