Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 23 de abril de 2024

23/11/2020 - 09h33min

Editorial

Respeito à Democracia

Compartilhar no Facebook

É preciso respeitar a democracia, o que significa respeitar os resultados das urnas. Isso parece óbvio, mas, na prática, percebe-se que não é bem assim. Muitas pessoas não admitem a derrota e mantêm uma disputa paralela que não leva a lugar algum, pelo menos que seja edificante.

No Brasil e em diversos países, há sociedades vivendo em conflito permanente devido a divergências políticas. São constantes os ataques de ambos os lados; batalhas destrutivas num mundo de polarização estúpida e intolerância crônica.

Correntes a favor e contra o presidente Jair Bolsonaro disputam um torneio de ofensas 24 horas por dia. O mundo dessas pessoas é de agonia. Não percebem que estão perdendo tempo precioso de suas vidas tentando convencer o outro lado de que estão certos, como se isso fosse possível no contexto do fanatismo.

Nos Estados Unidos, acontecem batalhas diárias muito semelhantes às realizadas no Brasil. Grupos políticos rivais passam a maior parte do tempo se ofendendo mutuamente por meio de redes sociais. E o pior é que ambos os presidentes se alimentam dessa disputa doentia e incentivam os conflitos. Trump, por exemplo, não admite que perdeu a eleição para presidente dos Estados Unidos, ele insiste em afirmar que houve fraude, sem apresentar provas, num abjeto desrespeito à democracia.

No dia 15 de novembro, foram realizadas eleições municipais no Brasil. Novos prefeitos foram eleitos e outros tantos reeleitos. Geralmente, as disputas nas cidades são acirradas, mas é preciso compreender que os resultados das urnas devem ser respeitados. No dia 1º de janeiro de 2021, novos governos vão iniciar gestões de quatro anos, envolvendo toda a comunidade: vencedores e perdedores, independentemente da concordância ou discordância de parcelas da sociedade.

Desrespeitar a democracia é estupidez, prejudica sobremaneira o convívio social e faz mal à saúde .

Publicado em 20/11/20.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados