Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

03/11/2020 - 08h56min

Editorial

Meio Ambiente

Compartilhar no Facebook

Não há dúvidas de que os serviços de Saúde, Segurança Pública e Educação são prioridades para o bem-estar da população. No entanto, é preciso acrescentar a esta relação de prioridades as áreas de lazer, criação e manutenção de parques e praças nos centros urbanos, considerando a sua importância para a harmonia do convívio social e, consequentemente, à saúde da coletividade.

Essa semana, a Gazeta Centro-Sul questiona os candidatos à Prefeitura de Guaíba sobre ações que cada um pretende executar na área ambiental caso seja eleito. O tema é relevante, porque cuidar do meio ambiente é tão importante quanto promover um bom atendimento de Saúde, de Segurança Pública e de Educação.

Guaíba precisa resolver a questão da poluição severa do Arroio Passo Fundo, na Zona Sul da Cidade; precisa implantar o Parque Ecológico na Unidade de Conservação no Morro José Lutzenberger, que já tem verba destinada para dar início ao processo desde 2013; revitalizar toda a sua Orla e dar andamento à Parceria Público-Privada (PPP) da Corsan (já assinada), que promete tratar de 87% do esgoto de Guaíba, conforme foi amplamente divulgado pela Gazeta.

Os recursos para dar início à criação do Parque Ecológico vêm das medidas compensatórias do projeto de expansão da CMPC. Este dinheiro, mais de R$ 6 milhões, somente pode ser aplicado em projetos ambientais, em unidades de conservação, como o caso em questão. Portanto, não se trata de uma escolha entre criar um parque ou investir no hospital, por exemplo. É justo que Guaíba receba os recursos de compensação ambiental, tendo em vista os impactos de uma indústria de celulose de grande porte em perímetro urbano.

O importante é que a Administração Municipal dê andamento ao processo de implantação do Parque Ecológico, assim como participe efetivamente da PPP da Corsan e priorize os espaços de lazer e de convívio social, respeitando a natureza.

O valor dos parques e praças em centros urbanos é o mesmo dos serviços de Saúde, Segurança, Transporte e Educação, pois todos são imprescindíveis para garantir qualidade de vida.

Publicado em 30/10/20.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados