Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

28/09/2020 - 09h12min

Editorial

Momento de Reflexão

Compartilhar no Facebook

Durante os períodos de campanha eleitoral, como este que está começando, o teatro da manipulação se intensifica na caça ao voto. Neste contexto, muitas pessoas vão às redes sociais para se manifestarem num torneio de achar sem procurar e de julgar sem fundamentar. O momento é de reflexão.

A contradição se apresenta quando os debates políticos são ampliados. É tema recorrente, nos quatro cantos do País, que basta de corrupção, pois ela é responsável pelo desequilíbrio social, o que é verdade. No entanto, nas redes sociais, onde a crítica é pesada, o que mais se vê e se ouve são fake news, exemplo explícito de corrompimento.

Os problemas sociais não são resolvidos com exposição de ideias moldadas em bastidores, por marqueteiros, a fim de agradar os eleitores, tampouco por meio da crítica ácida focada em derreter currículos. Os problemas sociais começam a ser resolvidos quando enfrentados com responsabilidade e projetos viáveis.

É comum, em campanhas eleitorais, candidatos a vereador(a) prometerem coisas que não são da competência do Legislativo. E dá-lhe discurso para a torcida. Muitos garantem que vão trabalhar pela Saúde, Educação e Segurança Pública, atribuições do Executivo, subdividido em municipal, estadual e federal.


Parlamentar deve questionar, reivindicar e fiscalizar o Executivo, mas não é sua atribuição disponibilizar mais médicos, pagar melhor os professores ou colocar mais policiais nas ruas. Se promete isso em campanha, está enganando o eleitor.


A reflexão negativa sobre a realidade, feita até aqui, não significa que é impossível avançar e melhorar o quadro político. Há candidatos ficha limpa, com significativos trabalhos prestados à sociedade, então é preciso encontrá-los e apoiá-los, votar neles, pois esta é uma das mais eficazes saídas da crise.


A sociedade precisa permanecer vigilante e não acreditar em almoço de graça ou buscar um(a) salvador(a) da pátria. É preciso acreditar e lutar por ações sustentáveis, que não tapem um buraco abrindo outro. É muito importante aprofundar esta reflexão durante a campanha eleitoral que está iniciando.

Publicado em 25/9/20.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados