Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 28 de mar�o de 2024

21/09/2020 - 08h17min

Editorial

Saneamento na Região

Compartilhar no Facebook

Na edição da semana passada, a Gazeta Centro-Sul divulgou informações sobre a execução do projeto de universalização do saneamento na Região Metropolitana de Porto Alegre, abrangendo Guaíba, Eldorado do Sul e mais sete municípios. Trata-se de um dos mais importantes investimentos do Rio Grande do Sul neste início de século.


A direção da Corsan apresentou a empresa Ambiental Metrosul, que irá realizar as obras. A Companhia ressaltou que todas as ações serão amplamente divulgadas à sociedade para que haja conscientização da importância do tratamento de esgoto para a saúde da população.


Os trabalhos nas ruas começaram neste mês, mas devem ganhar força no próximo ano. Deverão ser investidos, somente em Guaíba, R$ 115 milhões em até dez anos. A estimativa é de que o investimento gere mais de mil empregos ao longo do processo.


Atualmente, Guaíba trata apenas 8% do esgoto da Cidade. Com a parceria público-privada (PPP) da Corsan, o Município deverá chegar a 87% do seu esgoto tratado. O serviço deverá gerar recursos para Guaíba de aproximadamente R$ 5 milhões, que serão depositados em um fundo especial, que só poderá ser usado em projetos ambientais.


Além dos benefícios sanitários, a universalização irá valorizar os imóveis, pois acaba com a fossa interna, o mau cheiro nas bocas de lobo e, o mais importante, resgata a balneabilidade das praias locais.


A expectativa é de que o sistema termine com um passivo ambiental importante na Bacia do Arroio Passo Fundo, na Zona Sul de Guaíba, que se encontra com poluição severa, prejudicando sobremaneira, há muitos anos, a população que vive no seu entorno.


Espera-se que o projeto seja executado conforme está sendo anunciado e, consequentemente, contribua para melhorar a qualidade de vida da população da Região Metropolitana de Porto Alegre.



Publicado em 18/9/20.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados