Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 20 de outubro de 2020

21/09/2020 - 08h17min

Editorial

Saneamento na Região

Compartilhar no Facebook

Na edição da semana passada, a Gazeta Centro-Sul divulgou informações sobre a execução do projeto de universalização do saneamento na Região Metropolitana de Porto Alegre, abrangendo Guaíba, Eldorado do Sul e mais sete municípios. Trata-se de um dos mais importantes investimentos do Rio Grande do Sul neste início de século.


A direção da Corsan apresentou a empresa Ambiental Metrosul, que irá realizar as obras. A Companhia ressaltou que todas as ações serão amplamente divulgadas à sociedade para que haja conscientização da importância do tratamento de esgoto para a saúde da população.


Os trabalhos nas ruas começaram neste mês, mas devem ganhar força no próximo ano. Deverão ser investidos, somente em Guaíba, R$ 115 milhões em até dez anos. A estimativa é de que o investimento gere mais de mil empregos ao longo do processo.


Atualmente, Guaíba trata apenas 8% do esgoto da Cidade. Com a parceria público-privada (PPP) da Corsan, o Município deverá chegar a 87% do seu esgoto tratado. O serviço deverá gerar recursos para Guaíba de aproximadamente R$ 5 milhões, que serão depositados em um fundo especial, que só poderá ser usado em projetos ambientais.


Além dos benefícios sanitários, a universalização irá valorizar os imóveis, pois acaba com a fossa interna, o mau cheiro nas bocas de lobo e, o mais importante, resgata a balneabilidade das praias locais.


A expectativa é de que o sistema termine com um passivo ambiental importante na Bacia do Arroio Passo Fundo, na Zona Sul de Guaíba, que se encontra com poluição severa, prejudicando sobremaneira, há muitos anos, a população que vive no seu entorno.


Espera-se que o projeto seja executado conforme está sendo anunciado e, consequentemente, contribua para melhorar a qualidade de vida da população da Região Metropolitana de Porto Alegre.



Publicado em 18/9/20.


Últimas Notícias

Assassinato que matou professora e seu filho, no Bairro Bom Fim, choca a comunidade.

Professora Rosa Jardim, 67, e seu filho Leonardo, 28, foram mortos em casa, em Guaíba, na madrugada desta segunda, 5.

Região de Guaíba se mantém em bandeira laranja no mapa de distanciamento controlado do RS.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2020 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados