Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 29 de mar�o de 2024

31/08/2020 - 10h05min

Editorial

Jornalismo Profissional

Compartilhar no Facebook

Nesta edição, a Gazeta Centro-Sul divulga um fato relacionado ao registro de óbito que estaria associado de forma equivocada à Covid-19. A referida notícia é um exemplo contundente da importância do jornalismo profissional, principalmente em momentos como este de pandemia, quando a verdade dos fatos é vital para o saudável relacionamento social.

Leitora fez contato com a Gazeta para relatar um caso inquietante que aconteceu em relação à morte de seu marido. Como havia suspeita de que a causa do óbito estava relacionada à Covid-19, o sepultamento aconteceu com restrições, o que gerou angústia. A leitora buscou esclarecimentos oficiais e fez questionamentos que serviram para a divulgação de informações relevantes, de interesse de toda a população.


O caso em questão contribuiu para esclarecer como funciona o sistema de divulgação dos óbitos atribuídos à Covid-19 no Município; sobre o protocolo de sepultamento quando há suspeita da morte de infecção pelo novo coronavírus; e terminou com uma confusão a respeito de pacientes com a mesma idade e que faleceram no mesmo dia, sendo que um deles, o marido da leitora, não estava infectado pelo vírus. E, ainda, desmentiu a notícia falsa que circula nas redes sociais a respeito do suposto repasse de dinheiro aos municípios para mortes por Covid-19.


A matéria publicada na página 5 desta edição impressa da Gazeta Centro-Sul é apenas um de tantos exemplos que ratificam a importância do jornalismo profissional no que se refere a esclarecer os fatos de interesse coletivo por meio de fontes oficiais, com declarações de autoridades.


Pessoas e grupos que criticam o trabalho da imprensa profissional, de forma generalizada, de alguma maneira se sentem incomodadas com a revelação da verdade. Se há falhas na imprensa, considerando que se trata de trabalho humano, não se pode generalizar, tampouco desprezar a sua importância, pois ainda não surgiu remédio mais eficaz contra notícias falsas do que o jornalismo profissional.

Publicado em 28/8/20.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados