Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 29 de mar�o de 2024

24/08/2020 - 11h03min

Editorial

Educação na Pandemia

Compartilhar no Facebook

Educação é um processo para desenvolver habilidades, é formação cultural, é conhecimento e prática de hábitos sociais; é civilidade. Na escola, a Educação é reunião de métodos e teorias através dos quais algo é ensinado ou aprendido, durante o ano letivo, com regras definidas; é troca e convívio. Na pandemia da Covid-19, o convívio presencial teve de ser suspenso para evitar o contágio acelerado do novo coronavírus. No momento, se discute sobre o retorno dos estudantes às salas de aula. Neste contexto, é fundamental ressaltar o valor da verdade no processo educativo.

Se ainda estamos no meio da pandemia, o argumento é suficiente para sequer manter um debate sobre o retorno ou não das aulas presenciais. Simplesmente, não há como sustentar o retorno diante de tudo o que a ciência tem registrado até o momento em relação aos riscos de contágio.


Além da questão da contaminação, é preciso considerar o tempo. Estamos encerrando o mês de agosto e iniciando o nono dos doze meses que completam o ano. Então, como seria possível completar o ano letivo em um período muito menor do que foi planejado?


Educar também é dizer a verdade. Sendo assim, tornou-se impossível considerar a possibilidade de resgate de um processo vencido pelo tempo.


Para as instituições que trabalham com o ensino à distância de forma regular, com regras definidas e conteúdos sendo repassados de maneira clara e abrangente, atendendo as necessidades dos alunos, é possível se falar em ano letivo em 2020. No entanto, não é o que se vê nas redes públicas do País, onde muitos estudantes sequer têm acesso à internet.


Esta pandemia surgiu de forma inesperada, portanto, é inútil procurar culpados ou subterfúgios para tentar concluir algo que sequer começou. Aglomerar crianças e adolescentes em plena pandemia é ir contra tudo o que foi afirmado pela ciência até aqui; é uma irresponsabilidade.



Publicado em 21/8/20.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados