Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 25 de setembro de 2020

27/07/2020 - 09h40min

Editorial

Atendimento Hospitalar pelo SUS

Compartilhar no Facebook

O destaque positivo dessa semana foi a abertura do Hospital Berço Farroupilha em Guaíba. Depois de cinco anos sem atendimento hospitalar pelo SUS, o Município retoma um serviço de extrema importância para a comunidade regional.

O início das operações do Hospital de Guaíba, com atendimento cem por cento SUS, acontece no contexto da pandemia de Covid-19, mas a promessa do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, é de que seguirá aberto em definitivo, com maternidade e atendimento de média complexidade após a pandemia. O projeto do Hospital já foi aprovado pela Vigilância em Saúde do Estado.

Conforme ressaltou o prefeito José Sperotto, é muito difícil implantar um hospital público, tendo em vista a complexidade das exigências legais e o elevado custo de manutenção.

É importante salientar o esforço para viabilizar o atendimento, aproveitando o momento em que a pandemia exige disponibilização de leitos hospitalares na Região Metropolitana de Porto Alegre. Nesta primeira fase, a Instituição de Saúde oferece atendimento exclusivo para pacientes com Covid-19, mas fica assegurada a continuação do atendimento hospitalar com maternidade. A estrutura física foi concluída, os equipamentos adquiridos, o projeto aprovado pela Vigilância em Saúde do Estado, e os governos Estadual e Federal se comprometeram em manter a parceria com o Município.

Uma competente equipe de servidores municipais deu suporte técnico e jurídico para consolidar o projeto. O secretário Jocir Panazzolo e o prefeito José Sperotto tiveram atuação política significativa no processo, viabilizando a parceria com o Estado e com o Governo Federal. Um trabalho conjunto com resultado positivo.

Independentemente de política partidária, a abertura do Hospital Berço Farroupilha é uma conquista de toda a comunidade de Guaíba. Um espaço especial para salvar vidas foi disponibilizado à população, e isso deve ser comemorado.

Publicado em 24/7/20.


Últimas Notícias

Região de Guaíba se mantém em bandeira laranja no mapa de distanciamento controlado do RS.

Sete candidatos disputam a Prefeitura de Guaíba. Em Camaquã, são quatro candidatos. Ver edição impressa.

Sperotto (PTB) e Cleusa (MDB) mantêm união para tentar reeleição à Prefeitura de Guaíba.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2020 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados