Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Domingo, 09 de agosto de 2020

29/06/2020 - 09h06min

Editorial

Vigilância Fundamental

Compartilhar no Facebook

O número de pessoas contaminadas e mortas por Covid-19 cresce a cada dia em todo o Brasil. Mas, apesar deste aumento de casos confirmados, percebe-se que a vigilância da população está diminuindo, conforme cenas de aglomerações flagradas diariamente em centenas de cidades no País.

Em Guaíba, até o fechamento desta edição, na noite de quinta-feira, 25 de junho, havia sete mortes de moradores do Município por Covid-19, e aproximava-se de duzentos o total de casos confirmados.

Diante dos números crescentes na Região Metropolitana de Porto Alegre, o Governo do Estado decretou bandeira vermelha, o que significa mais restrições ao comércio e às empresas prestadoras de serviços. Isso agrava a crise econômica e social.

É preciso ressaltar que o combate ao contágio do novo coronavírus não depende apenas de ações do poder público; esta é uma missão de toda a sociedade. É indispensável que a população compreenda que aglomerações aceleram o processo de contágio e que cada um tem de fazer a sua parte, cuidando-se e respeitando o distanciamento social.

Não é fácil viver com restrições por muito tempo, conforme está acontecendo, mas não há, no momento, outra alternativa, porque ainda não existe vacina ou medicamento seguro que possa combater este vírus.

Estamos vivendo dias difíceis, de empresas abrindo e fechando as portas, de desemprego crescente e muitas incertezas, o que gera ansiedade. Contudo, é preciso ter resiliência e enfrentar a crise com responsabilidade, contribuindo efetivamente para que essa nuvem escura que está sobre todos se dissipe.

Vigilância é fundamental neste momento. É preciso que fiquemos atentos ao que está acontecendo, agindo com equilíbrio, de forma individual e coletiva, pois é a única saída possível, atualmente, para evitar que o vírus se espalhe de forma rápida e provoque colapso no sistema de saúde, o que significa aumentar o número de mortes.


Publicado em 26/6/20.


Últimas Notícias

A Prefeitura de Guaíba acusa os vereadores Claudinha, Collares e Miguel Crizel de invadirem o Hospital nesta sexta-… https://t.co/0fMlMA2Uts

Na tarde desta terça-feira, 21, acontece a inauguração dos dez leitos de UTI para tratamento de Covid-19 em Guaíba.

Kit Covid somente com receita médica em Guaíba. Confira na versão impressa.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2020 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados