Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 20 de abril de 2024

22/06/2020 - 09h53min

Editorial

Pandemia e Economia

Compartilhar no Facebook

Desde março deste ano, o ritmo da economia tem registrado redução drástica em todo o mundo devido à pandemia da Covid-19. No Brasil, a crise se manifesta com empresas fechando e desemprego em ascensão. Isso cria uma ansiedade muito grande na população, e a solução está longe de uma retomada geral.

A volta gradual da economia é vital para que se evite o caos social e para que o mundo produtivo possa recuperar as perdas já contabilizadas. No entanto, é preciso que a sociedade compreenda que medidas sanitárias são fundamentais no processo de prevenção.

Percebe-se, nos centros urbanos, principalmente nas regiões comerciais, grandes aglomerações e, em alguns casos, com pessoas sem máscara ou usando de forma errada. Este quadro de desrespeito ao isolamento social pode gerar explosões de casos de Covid-19 daqui a dez dias. Se isso acontecer, o poder público será obrigado a determinar o chamado lockdown (fechamento total dos estabelecimentos e proibição das pessoas saírem às ruas, com fiscalização policial). O isolamento forçado significa um retrocesso e danos ainda maiores para a economia.

Em Guaíba, apesar da grande quantidade de carros e pessoas nas principais vias da Cidade, é possível constatar que, em geral, a população e os empresários estão respeitando as medidas de distanciamento e os cuidados de higiene, como uso de álcool em gel e de máscaras em locais de acesso público. Contudo, é fundamental que as pessoas saiam de casa somente quando for indispensável, pois não é momento para passeios e contatos presenciais desnecessários.

A retomada das atividades econômicas é imprescindível, mas tem de ser de forma gradual, contando com a compreensão da população, dentro de um esforço coletivo, para que não haja retrocesso e agravamento da crise.



Publicado em 19/6/20.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados