Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Segunda-feira, 25 de maio de 2020

04/05/2020 - 10h25min

Editorial

Dia do Trabalhador

Compartilhar no Facebook

Trabalho é o conjunto de atividades que o ser humano exerce para se sustentar e garantir uma vida digna. No dia 1º de maio, comemora-se o Dia Mundial do Trabalho e do Trabalhador. Celebra-se a vitória diária de todos que lutam pelo desenvolvimento pessoal e coletivo.

Neste ano, não há muito o que comemorar por conta da pandemia do coronavírus, que está gerando desemprego, mas há muito para refletirmos.

O Dia Mundial do Trabalhador foi instituído no ano de 1889, durante um congresso socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem aos que iniciaram uma greve no dia 1º de maio de 1886, na cidade de Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos na época. Na manifestação, milhares foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de 13h para 8 horas diárias. Naquele dia, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade, mas a repressão ao movimento foi dura, com prisões, feridos e mortos nos confrontos entre operários e polícia.

Muitas lutas foram travadas, e ainda são, em busca de dignidade; contudo, o mais importante é entender que o trabalho não deve ser um sacrifício para se conseguir algum dinheiro, mas um meio nobre de desenvolvimento individual e coletivo.

Em um mundo globalizado e cada vez mais competitivo, ocupar uma vaga no mercado de trabalho requer preparo, dedicação para alcançar qualificação profissional e ascender. Não importa se a tarefa é simples ou complexa, mas como ela é realizada.

Comparando o momento atual com a longínqua realidade do ano de 1886, houve significativo avanço em relação às condições de trabalho e à dignidade dos trabalhadores, apesar de ainda existirem problemas a serem solucionados. Entretanto, atualmente, novos desafios precisam ser vencidos, considerando a revolução tecnológica em curso; este é o ponto principal que a Humanidade tem de focar a fim garantir harmonia social.

Espera-se que todos os trabalhadores consigam uma colocação, garantindo dignidade para si e suas famílias, oferecendo uma mesa farta num lar decente. Que possam dar educação para seus filhos e viver com qualidade de vida, usufruindo plenamente da tecnologia disponível.

Publicado em 01/5/20.


Últimas Notícias

Unidades do Super Paulinho, interditadas na quarta, 20, pela Vigilância em Saúde, foram liberadas neste sábado, 23.

Registrada a primeira morte por Covid-19 de um morador de Guaíba na noite desta quinta-feira, 14.

Na noite de quarta-feira, 13, foram confirmados 22 casos de Covid-19 em Guaíba.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2020 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados